CT Ninho do Urubu (Foto: Divulgação Flamengo)
O confronto decisivo entre Flamengo e Deportivo Táchira, válido pela última rodada da fase de grupos da Libertadores, já tem arbitragem definida, e o nome do colombiano Carlos Ortega vem acompanhado de forte polêmica.
Ortega recentemente foi o centro de uma intensa controvérsia na final da Superliga da Colômbia 2025, o que aumenta a expectativa e a atenção para sua atuação no Maracanã.
Vale destacar que a final da Superliga da Colômbia entre Atlético Nacional e Atlético Bucaramanga foi marcada por uma decisão que virou o jogo. Aos 21 minutos, Ortega inicialmente puniu com cartão amarelo uma falta cometida por Aldair Gutiérrez, defensor do Bucaramanga, sobre Marino Hinestroza, atacante do Nacional.
Contudo, após ser chamado pelo VAR, operado por Heider Castro e Lisandro Castillo, Ortega revisou a jogada no monitor e alterou sua decisão para cartão vermelho direto, alegando que o lance configurava uma “ocasião manifesta de gol”.
Com isso, o Bucaramanga ficou com um jogador a menos por mais de 70 minutos, influenciando diretamente o desenrolar da partida.
A escalação da arbitragem para Flamengo x Deportivo Táchira contará com John Gallego e Richard Ortiz como auxiliares, também da Colômbia, e Carlos Betancur como quarto árbitro. O VAR será comandado por Keiner Jiménez, com assistência de Sebastian Vela.
Cabe ressaltar que Marcelo Rogério e Jorge Mercado atuarão como assessor e gerente de arbitragem, respectivamente.
Sendo assim, é importante observar que Ortega apitou apenas um jogo na atual edição da Libertadores: Carabobo 1 x 1 Universidad de Chile. Além disso, sua carreira registra uma média alta de cartões, com 958 amarelos e 28 vermelhos em 174 jogos. Isso porque ele costuma ser um árbitro rigoroso, com estilo que muitas vezes divide opiniões.
Com isso, a expectativa para o jogo no Maracanã é que a arbitragem esteja sob forte vigilância, dada a importância da partida para o Flamengo e a história recente de Ortega em decisões polêmicas.
O lateral-direito Wesley, revelado pelas categorias de base do Flamengo, voltou a ser alvo do…
O Al-Nassr confirmou, nesta segunda-feira (14 de julho), a contratação de Jorge Jesus como novo…
O atacante Pedro se manifestou oficialmente após ser criticado duramente por Filipe Luís durante entrevista…
O atacante Michael, que retornou ao Flamengo em 2024 após passagem de quatro anos no…
No mercado do futebol, a busca por talentos jovens e promissores é uma constante, e…
No último sábado (12), o Maracanã foi palco de mais um capítulo intenso do Brasileirão,…