São Paulo

Oscar lidera estatística de bola parada no São Paulo

Oscar tem sido decisivo para o São Paulo nas bolas paradas. O meio-campista é, até o momento, responsável por 100% dos gols marcados pela equipe em jogadas oriundas de escanteio na temporada de 2025.

Foram três gols, todos com assistência direta do camisa 8: o primeiro anotado por Lucas Moura contra o Corinthians, o segundo por Calleri diante da Ponte Preta e, mais recentemente, Luciano balançou as redes após cobrança precisa no confronto contra o Náutico, pela Copa do Brasil.

Além das bolas paradas, o atleta lidera o elenco em número total de assistências, somando cinco passes decisivos no ano. Com esse desempenho, ultrapassou Calleri, que até então dividia a liderança com quatro passes para gol.

Mudança de posição e rendimento abaixo do esperado

Apesar da eficiência na bola parada, Oscar enfrentou dificuldades quando utilizado fora da sua função original. No último sábado (24), no confronto contra o Mirassol, o jogador iniciou a partida atuando como meia-esquerda, mas não correspondeu e foi substituído no intervalo.

A alteração surpreendeu parte dos torcedores, que utilizaram as redes sociais para criticar a escolha da comissão técnica. “A mudança tática não funcionou”, comentaram alguns, ressaltando que o meia apresenta desempenho superior atuando como segundo volante.

Segundo o clube, a substituição também teve relação com a necessidade de controle da carga física do atleta, que tem passado por tratamento de edema na coxa. Assim sendo, a utilização do jogador deverá ser administrada nas próximas rodadas do Campeonato Brasileiro.

Histórico como garçom e perfil assistente

Oscar já demonstrava essa característica criativa antes de chegar ao Morumbi. Em sua última temporada pelo Shanghai Port, da China, encerrou o ano com 16 gols marcados e 29 assistências, batendo seu próprio recorde pessoal. Anteriormente, o maior número registrado havia sido em 2018, com 18 passes para gols.

Durante sua apresentação oficial no São Paulo, realizada em janeiro nos Estados Unidos, ele mesmo destacou essa vocação. “Ano passado eu fui o jogador com mais assistências no mundo. Não é fácil dar assistências. Eu trabalho bastante para sempre ajudar o companheiro melhor colocado a fazer o gol”, afirmou o jogador.

Situação física e expectativa futura

Atualmente, o camisa 8 passa por acompanhamento do departamento médico, o que implica em possível ausência nos próximos compromissos. Conforme divulgado pelo clube, não foi detectada lesão grave, mas Oscar seguirá sob avaliação para evitar agravamento do quadro clínico.

Dessa forma, embora enfrente instabilidades táticas e limitações físicas momentâneas, é inegável que sua contribuição para o setor ofensivo — especialmente nas jogadas de bola parada — tem sido vital. Afinal, em um elenco com dificuldades recorrentes em explorar esse tipo de jogada, a precisão do meia tem representado um diferencial técnico expressivo.

O São Paulo retorna aos gramados nesta terça-feira (27) para encarar o Talleres, no MorumBis, pela sexta e última rodada da fase de grupos da Libertadores da América. A bola rola a partir das 19h.

Ana Teixeira

Recent Posts

Herói do título da Libertadores, Danilo se declara ao Flamengo

A conquista da Libertadores no último sábado (29) coroou a trajetória do zagueiro Danilo com…

18 horas ago

Vídeo: Bruno Henrique vira meme após nova entrevista pelo Flamengo

Bruno Henrique participou da festa organizada pelo Flamengo neste domingo (30), no Rio de Janeiro,…

18 horas ago

Vídeo: Carrascal ‘perde a linha’, faz dancinha em vestiário do Flamengo e viraliza

O Flamengo ampliou sua galeria de conquistas continentais ao superar o Palmeiras por 1 a…

18 horas ago

A declaração de Pulgar, do Flamengo, sobre lance polêmico com Bruno Fuchs, do Palmeiras

O Flamengo conquistou, no sábado (29), o seu quarto título da Copa Libertadores ao vencer…

18 horas ago

BAP é sincero sobre renovação de Filipe Luís com o Flamengo: “Acho que…”

A conquista do tetracampeonato da Libertadores reforçou o peso do trabalho recente no Flamengo, mas…

18 horas ago

Após conquistar mais um título, Filipe Luís tem renovação travada no Flamengo

Após conquistar quatro títulos em pouco mais de um ano à frente do time principal…

19 horas ago