Cruzeiro

A declaração de Leonardo Jardim sobre a participação do Cruzeiro na Sul-Americana

Na noite de quinta-feira (28), o Cruzeiro encerrou sua participação na Copa Sul-Americana com um empate sem gols diante do Unión Santa Fe, da Argentina. A partida, disputada no Mineirão, marcou a despedida celeste da competição continental, já que o time mineiro chegou ao confronto sem chances de classificação.

Mesmo com o resultado sem impacto prático, o técnico Leonardo Jardim concedeu entrevista coletiva e tratou a experiência no torneio como um alerta para o futuro. Para ele, a necessidade de fortalecer o plantel ficou evidente.

“As partidas da Sul-Americana me deixam uma lição muito grande em termos de competitividade. Tem que existir um elenco mais competitivo. E é isso que a gente tem que pensar no futuro”, afirmou o treinador.

Elenco enxuto e desgaste

Durante sua análise, Jardim reiterou que conta com um núcleo confiável de cerca de 16 a 17 jogadores. Ainda assim, ressaltou que a equipe necessita de um grupo mais encorpado para suportar o ritmo de competições simultâneas ao longo da temporada.

“Quando o Cruzeiro quiser entrar pra valer em três competições, tem que ter um elenco mais equilibrado, na minha opinião, pra ser mais competitivo, pra jogar pra valer em todas as competições”, declarou.

Aliás, ele mencionou que o rendimento abaixo diante do Unión se deveu, sobretudo, ao uso de jogadores pouco aproveitados e sem ritmo de jogo. “Quando nós fazemos essas mudanças mais radicais, em que temos que utilizar quase 10, 12 jogadores que não têm sido utilizados, o nível de competência abaixa. É normal, porque é uma equipe que não está acostumada a jogar junta”, pontuou o português .

Aposta na base e planejamento

Ainda durante a coletiva, Leonardo Jardim reforçou o compromisso com a utilização de atletas revelados pelas categorias de base. Segundo ele, a valorização dos jovens é parte do projeto acordado com Pedro Lourenço, dono do clube.

“Foi uma das coisas que o nosso presidente, quando me contratou, falou que gostaria de abrir esta porta para os jogadores da base. Não vamos jogar com os jogadores da base por jogar. Mas sempre que existirem oportunidades, vamos colocar para eles começarem a crescer dentro deste meio mais profissional”, destacou.

O treinador ainda citou o Palmeiras como referência nesse aspecto. “Vocês têm um bom exemplo, e vamos enfrentar este fim de semana, o Palmeiras. Durante estes anos tem tido uma aposta grande na base e nós também queremos seguir esse caminho”, comentou.

Próximo compromisso e invencibilidade

Após a eliminação, o foco se volta para o Campeonato Brasileiro. O Cruzeiro enfrenta o Palmeiras no domingo (01 de junho), às 20h30, novamente no Mineirão. A equipe chega ao confronto embalada por uma sequência invicta de dez partidas, com sete vitórias e três empates.

Ana Teixeira

Recent Posts

Atitude do presidente do Flamengo irrita o Cruzeiro

Matheus Gonçalves, revelado pelas categorias de base do Flamengo e atualmente com 19 anos, esteve…

2 horas ago

Ele marcou 4 gols em um jogo contra o Real Madrid e agora é desejado pelo Flamengo

O Flamengo iniciou movimentações no mercado de transferências do meio do ano com foco no…

2 horas ago

Ayrton Lucas, Pulgar, Alex Sandro e Michael: Flamengo emite boletim médico

O Flamengo terá quatro baixas confirmadas por questões físicas no confronto contra o Santos, marcado…

5 horas ago

Luxemburgo se manifesta por polêmica entre Filipe Luís e Pedro no Flamengo

Em participação no programa "Galvão e Amigos", da Band, Vanderlei Luxemburgo se manifestou sobre a…

5 horas ago

Empresário de Matheus Gonçalves fala sobre o futuro do meia do Flamengo

A negociação entre Flamengo e Cruzeiro por Matheus Gonçalves foi interrompida após um desacordo envolvendo…

6 horas ago

Time de São Paulo quer tirar meia do Flamengo

O jovem meia-atacante Matheus Gonçalves, uma das promessas da base do Flamengo, voltou a movimentar…

6 horas ago