Filipe Luís desembarcando com a delegação do Flamengo - Foto: Gilvan de Souza/CRF
O Flamengo está classificado para as oitavas de final da Conmebol Libertadores, mas o caminho até o título promete ser desafiador desde já. Isso porque o Rubro-Negro terminou a fase de grupos na segunda colocação, pelo terceiro ano consecutivo, e tem 50% de chance de enfrentar um adversário argentino logo na próxima fase. Sendo assim, o torcedor já pode se preparar para duelos tensos e com rivalidade histórica.
Estão no pote 1, que reúne os líderes de cada grupo, quatro equipes argentinas: Estudiantes, River Plate, Racing e Vélez Sarsfield. Por isso, as chances de um reencontro entre Flamengo e um clube do país vizinho são significativas.
Vale destacar que, em 2022, o Fla eliminou o Vélez na semifinal, e em 2021 passou pelo Defensa y Justicia nas oitavas. Em 2019, foi campeão contra o River Plate. Por outro lado, em 2020, foi eliminado nos pênaltis pelo Racing.
Curiosamente, o único adversário que o Flamengo não venceu na fase de grupos também foi argentino: o Central Córdoba. O time perdeu por 2 a 1 no Maracanã e empatou por 1 a 1 fora de casa, embora o rival tenha sido eliminado pelo saldo de gols.
Além disso, a probabilidade de um confronto contra outro clube brasileiro também é alta: 37,5%. Palmeiras, São Paulo e Internacional estão no pote 1. Cabe ressaltar que o último embate do Fla com um compatriota nas oitavas foi em 2018, quando caiu para o Cruzeiro. Dessa maneira, o sorteio da próxima segunda promete fortes emoções.
Com isso, o único adversário possível fora do eixo Brasil-Argentina é a LDU, do Equador. O time equatoriano não venceu o Flamengo nos dois jogos da fase de grupos: empate sem gols em Quito e derrota por 2 a 0 no Maracanã.
Portanto, o cenário é de expectativa. Isso porque os últimos algozes do Flamengo, como Peñarol e Olimpia, não poderão enfrentá-lo agora. O sorteio será na próxima segunda-feira, e o Rubro-Negro fará o segundo jogo fora de casa, entre os dias 13 e 20 de agosto. Desse jeito, o destino do Flamengo começa a ser traçado mais cedo do que o esperado.
A MC Games anunciou a modernização completa do seu blog oficial, com mudanças no layout,…
Flamengo se destaca na Libertadores Sub-20 O Flamengo voltou a mostrar força na Libertadores Sub-20…
O Fluminense (5º lugar, 13 pontos) recebe o Atlético-MG (11º, 8 pontos) em confronto pelas…
O Red Bull Bragantino (12º colocado) recebe o Botafogo (18º) em um confronto entre duas…
O Brasileirão pega fogo nesta quinta-feira, 19 de março, às 20h (horário de Brasília), com…
O Fluminense entra no Maracanã como favorito nas casas de apostas para vencer o Vasco…