Flamengo

A declaração de Filipe Luís sobre o planejamento para Matías Viña

Durante a coletiva realizada após a expressiva vitória por 5 a 0 sobre o Fortaleza no Maracanã, no domingo (01), Filipe Luís destacou a importância da volta de Matías Viña. Segundo o treinador, o lateral uruguaio representa uma peça fundamental para a sequência da temporada, especialmente às vésperas da estreia do Flamengo na Copa do Mundo de Clubes.

“É um jogador titular do Uruguai, tem muita experiência, campeão de Libertadores, jogou na Europa. Teve uma lesão gravíssima, voltou…”, declarou o comandante rubro-negro ao comentar o retorno do atleta.

Com a recuperação do defensor, o treinador passa a contar com três opções para a lateral esquerda. Além do uruguaio, também estão disponíveis Ayrton Lucas e Alex Sandro, ambos em plenas condições físicas.

Essa variedade de alternativas tem, conforme ele mesmo ressaltou, ampliado o nível de competitividade interna e permitido maior equilíbrio nas escolhas táticas para os compromissos decisivos que se aproximam.

Dilema da preparação com grupo completo

Embora satisfeito com a qualidade dos nomes disponíveis, Filipe Luís chamou atenção para um aspecto pouco observado fora dos bastidores: a dificuldade de manter todos os jogadores em atividade constante quando o elenco está completo.

“Aí nós podemos falar ‘você não acha que o elenco é muito curto?’, me perguntaram outro dia. Um deles fica fora do treino, tem que ficar fora do treino”, pontuou o técnico, revelando o impasse entre ter muitas opções e a limitação do tempo de treinamento para todos os atletas envolvidos.

Ainda segundo o treinador, essa situação traz um desafio logístico relevante, pois “a única forma que eu consigo prepará-los é treinando”. Assim sendo, embora o grupo esteja saudável e numeroso, a gestão das sessões práticas se torna mais complexa, especialmente em um calendário apertado como o do futebol brasileiro.

Contexto da partida e próximos passos

A fala sobre Viña ocorreu no contexto do último jogo antes da viagem do clube para os Estados Unidos, onde o time disputará o torneio internacional. O confronto contra o Fortaleza encerrou o primeiro semestre da equipe com uma atuação dominante.

A equipe carioca assumiu o controle da partida desde o início e, embora tenha saído para o intervalo com vantagem mínima, deslanchou na etapa final com gols de Luiz Araújo (duas vezes), Michael, Evertton Araújo e Arrascaeta.

Com o Campeonato Brasileiro paralisado até julho, a comissão técnica agora redireciona seus esforços exclusivamente para o Mundial. Conforme dito por Filipe Luís, o foco é “preparar os jogos da fase de grupos”, reforçando que os desafios serão significativos e exigirão o máximo da parte física, técnica e mental de todos os convocados.

Ana Teixeira

Recent Posts

Copa do Mundo de Clubes da FIFA: grupos, tabela e apostas

A espera para a Copa do Mundo de Clubes da FIFA acabou e a primeira…

2 horas ago

A declaração de Ana Thaís direcionada ao Abel, do Palmeiras

A derrota do Palmeiras para o Cruzeiro, no domingo (1º de junho), pelo Brasileirão, acabou…

3 horas ago

Vasco tenta antecipar saída de Payet

O meia francês Dimitri Payet não vestirá mais a camisa do Vasco. A diretoria do…

3 horas ago

CBF divulga áudio do pênalti sofrido por Kannemann, do Grêmio

Em um duelo marcado por decisões controversas da arbitragem, o Grêmio venceu o Juventude fora…

3 horas ago

Yamal se pronuncia sobre possível ida ao Real Madrid

Com o jogo contra a França se aproximando pela Nations League, Lamine Yamal, destaque da…

3 horas ago

A declaração de Evertton Araújo, do Flamengo, sobre a Copa do Mundo de Clubes

Após a expressiva goleada do Flamengo sobre o Fortaleza no último domingo (1), no Maracanã,…

3 horas ago