Danilo pelo Flamengo (Foto: Divulgação/Flamengo)
Logo após o término da partida contra o Fortaleza, disputada na noite de domingo (01) no Maracanã, Danilo enalteceu o funcionamento coletivo do Flamengo. Questionado sobre a consistência defensiva da equipe na vitória por 5 a 0, o zagueiro fez questão de ressaltar que o equilíbrio da equipe vai além da linha de defesa e depende da atuação consciente de todos os setores.
“Cada setor tem um trabalho dentro da equipe, né”, iniciou o defensor. “Se os nossos jogadores de frente, que têm tanta qualidade de fazer gol, vir na passe, né, o último passe, se ele quer abaixar pra pegar a bola, ele perde muito tempo, cansa ele mais do que o devido.”
Ainda na beira do gramado, Danilo reforçou a importância de manter a estrutura tática: “Cada um tem que cumprir sua função, nós ali de trás temos que defender bem, mas também fazer a bola chegar com qualidade pra eles na frente.”
Com isso, evidenciou a relevância da transição bem executada entre os setores defensivo e ofensivo, dando pistas sobre os ajustes táticos implementados por Filipe Luís.
A fala também serviu como recado interno. “Como eu disse, a gente tem que se concentrar naquilo que a gente vem fazendo, tentar somar o máximo de pontos possível, que é isso que essa camisa prega e isso que a história do Flamengo prega”, completou o zagueiro, em tom alinhado com o espírito competitivo do clube.
A partida, válida pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, registrou um domínio absoluto do time carioca desde os primeiros minutos. Com gols de Arrascaeta, Evertton Araújo, Michael e dois de Luiz Araújo, o Flamengo não apenas assumiu momentaneamente a liderança da tabela como também exibiu um desempenho coletivo irrepreensível .
Danilo foi peça importante na contenção defensiva. Atuando com precisão na saída de bola pela direita, contribuiu na construção dos lances que deram origem às finalizações e evitou espaços para os atacantes do Fortaleza, que pouco ameaçaram Rossi durante os 90 minutos.
O posicionamento ajustado e o entendimento mútuo entre os jogadores chamaram atenção no Maracanã. O próprio desempenho de Léo Ortiz, autor da assistência para o primeiro gol, ilustra como a construção pode começar na zaga quando há sincronia. Danilo, por sua vez, destacou com suas palavras que esse tipo de contribuição precisa estar conectado à função tática definida para cada setor.
Por fim, a fala do camisa 4 foi mais do que uma análise de jogo. Representou um diagnóstico claro da maturidade tática alcançada pelo elenco e um lembrete da identidade competitiva que o clube busca manter em alta rotação, principalmente às vésperas do Mundial de Clubes.
Reforço do Flamengo na janela de transferências do meio do ano, Saúl Ñíguez não demorou…
Titular do meio-campo do Palmeiras, Andreas Pereira voltou a ser assunto entre torcedores e membros…
O Grêmio intensificou sua atuação no mercado visando a janela de transferências do início de…
Na véspera da final da Copa Intercontinental, o Paris Saint-Germain se prepara para enfrentar o…
Às vésperas da final da Copa Intercontinental, o Flamengo encerrou a preparação visando o confronto…
O atacante Juninho está próximo de deixar o Flamengo após uma passagem sem grande protagonismo.…