Quando o assunto é Flamengo x Internacional em confrontos eliminatórios, a rivalidade ganha contornos ainda mais emocionantes. Os dois gigantes do futebol brasileiro já protagonizaram duelos históricos, e agora voltarão a se enfrentar nas oitavas de final da Libertadores. Os jogos estão marcados para agosto, após a participação rubro-negra na Copa do Mundo de Clubes. A expectativa é grande e não é à toa.
Ao todo, Flamengo e Internacional se enfrentaram 95 vezes em jogos oficiais. O equilíbrio é evidente: são 36 vitórias dos colorados, 30 do Flamengo e 29 empates. O Inter marcou 129 gols, contra 108 do Rubro-Negro. Vale destacar que nos confrontos diretos valendo vaga, o Flamengo leva vantagem: foram seis mata-matas e quatro classificações rubro-negras.
Além disso, todos os duelos de mata-mata foram disputados em ida e volta, totalizando 12 jogos, com quatro vitórias do Fla, três do Inter e cinco empates. Dessa maneira, o Flamengo também leva a melhor nos gols marcados: 14 contra 11.
O primeiro grande confronto eliminatório entre os clubes aconteceu na polêmica Copa União de 1987. Após empate em 1 a 1 no Beira-Rio, o Flamengo venceu por 1 a 0 no Maracanã lotado e ficou com o título. Isso porque, para muitos torcedores, essa decisão ainda é motivo de debates acalorados até hoje.
Por isso, cabe ressaltar os embates de 1996 e 1997. Em ambos os anos, o Flamengo eliminou o Internacional nas quartas da Copa do Brasil. Primeiro com uma virada no Maracanã por 3 a 1 e, no ano seguinte, com uma vitória magra por 1 a 0 após empate no sul.
Em 2009, o Colorado teve sua única classificação sobre o Fla em mata-matas da Copa do Brasil. Com isso, venceu por 2 a 1 no Beira-Rio após empate sem gols no Maracanã.
Sendo assim, o reencontro mais marcante e recente foi na Libertadores de 2019. O Flamengo de Jorge Jesus venceu por 2 a 0 no Rio e empatou por 1 a 1 em Porto Alegre. Portanto, avançou e acabou campeão da América após 38 anos.
Desse jeito, a Libertadores de 1993 e a Seletiva de 1999 também fazem parte desse histórico. Em 1993, o Flamengo se deu melhor na fase de grupos. Já em 1999, o Internacional passou pelo Rubro-Negro na seletiva.
Por que tudo isso importa? Porque o passado mostra que Flamengo x Internacional sempre entrega emoção. Sendo assim, agosto promete mais um capítulo de tirar o fôlego nesta rica rivalidade.
Revelado pelo Flamengo, Hugo Souza chegou ao Corinthians em julho de 2024 por empréstimo e,…
As redes sociais têm sido palco constante de reações de torcedores rivais aos jogos do…
Após semanas longe dos gramados, o atacante Pedro voltou a participar das atividades com bola…
O Flamengo apresentou nesta quinta-feira (11) a nova linha de uniformes de treino para a…
O Flamengo iniciou com vitória sua campanha no Intercontinental ao bater o Cruz Azul por…
O Flamengo confirmou sua presença na semifinal do Intercontinental de Clubes ao vencer o Cruz…