Pedro, Cebolinha, Varela, Flamengo (Fotos: Gilvan de Souza/Flamengo)
Mesmo sem a melhor campanha na fase de grupos, o Flamengo ainda pode ter o privilégio de disputar partidas decisivas da Libertadores no Maracanã. O cenário depende de uma combinação de resultados a partir das oitavas de final e pode favorecer o Rubro-Negro em momentos cruciais do torneio.
A Conmebol realizou o sorteio das oitavas de final na última segunda-feira (02), e o Flamengo vai encarar o Internacional, com o primeiro jogo no Maracanã e a decisão no Beira-Rio. Sendo assim, o time carioca começa a disputa em desvantagem no mando de campo. No entanto, existe uma rota possível que pode recolocar o clube em posição de decidir em casa nas quartas e na semifinal.
Vale destacar que a chave da competição já está definida. Por isso, todos os clubes conhecem seus possíveis adversários nas próximas fases, o que facilita a projeção dos mandos de campo.
Antes de qualquer coisa, o Flamengo precisa vencer o Internacional nas oitavas. Em seguida, torce para que o Cerro Porteño (PAR) elimine o Estudiantes (ARG). Isso porque o time paraguaio fez apenas 7 pontos na fase de grupos, enquanto o Fla somou 11. Dessa maneira, o Rubro-Negro teria o direito de decidir as quartas no Maracanã.
Na semifinal, o cenário ideal envolve o Fortaleza. O time cearense foi segundo colocado do Grupo E, com 8 pontos. Com isso, se o duelo acontecer, o Flamengo também terá o jogo de volta em casa.
Cabe ressaltar que o Flamengo só terá esse “benefício” se enfrentar Cerro e Fortaleza. Contra equipes como Estudiantes, Vélez, Racing ou Peñarol, o time carioca decide fora de casa, porque esses clubes tiveram campanhas superiores na fase anterior.
Além disso, é importante lembrar que a Libertadores entra em recesso de quase dois meses. Portanto, os jogos das oitavas só serão disputados a partir do dia 13 de agosto. Desse jeito, o Flamengo terá tempo para focar na disputa do Super Mundial de Clubes, que começa em 14 de junho.
A trajetória de Felipe Melo no futebol profissional começou no Flamengo, clube onde foi revelado…
O zagueiro Léo Pereira, titular do Flamengo nas conquistas da Copa Libertadores e do Campeonato…
Apesar do vínculo recente com o Flamengo, o zagueiro Léo Ortiz passou a ser alvo…
Contratado no meio da temporada de 2025, Samuel Lino se tornou a transferência mais cara…
Contratado em 2024 após passagem pelo futebol russo, o meio-campista Carrascal se firmou como peça…
Com vínculo com o Flamengo desde 2017, quando foi contratado ainda nas categorias de base…