Flamengo

Conmebol toma atitude que pode mudar por completo futebol na América do Sul

A Conmebol anunciou que passará a implementar regras de fair play financeiro para os clubes que disputam as competições sul-americanas. A medida foi revelada na quarta-feira (12 de junho) pelo presidente Alejandro Domínguez, durante o discurso de posse para seu novo mandato, que se estenderá até 2031. O dirigente destacou que, diante do aumento de receitas e da valorização dos prêmios nas competições recentes, torna-se necessário estabelecer limites para evitar que os clubes acumulem dívidas excessivas.

“Temos que cuidar muito bem da saúde do nosso futebol. De nada serve ou vai servir gerar dinheiro e investir, com os clubes ficando cada vez mais endividados”, afirmou Domínguez. Conforme destacou, a entidade pretende, a partir de agora, inovar com a introdução de controles financeiros, a fim de que as finanças das equipes acompanhem de forma sustentável a evolução econômica do torneio.

Taça da Libertadores. (Foto: Divulgação)

Apesar do anúncio, a Conmebol ainda não divulgou detalhes específicos sobre os critérios que serão adotados nem estipulou prazos para a implementação do novo modelo de regulação. No entanto, é provável que o modelo da Uefa, entidade europeia que aplica normas similares há anos, seja utilizado como principal referência.

Aliás, a proposta de Domínguez também repercute no Brasil. A CBF, sob a gestão de Ednaldo Rodrigues e Samir Xaud, já sinalizou interesse em seguir caminho semelhante. Inclusive, uma portaria foi publicada com o objetivo de criar um grupo de trabalho responsável por definir as regras que possam ser aplicadas nos campeonatos nacionais.

Ainda durante o evento, o presidente reeleito reforçou a importância do investimento responsável por parte dos clubes. “Queremos clubes fortes. Queremos que se invista o dinheiro na logística que nos vai assegurar o futuro. Trabalhando juntos, podemos sonhar, solidificar as bases e as condições dos nossos clubes e associações membro”, completou Domínguez.

Em síntese, a criação do fair play financeiro pela Conmebol representa uma tentativa de equilíbrio entre o crescimento econômico do futebol sul-americano e a necessidade de gestão responsável por parte dos clubes. Embora o plano ainda esteja em fase inicial, o posicionamento público da entidade marca um novo momento no planejamento do futebol continental.

Matheus Felipe

Recent Posts

Veja as dúvidas e desfalques do Flamengo para enfrentar o Juventude

Flamengo e Juventude se enfrentam no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, pela 23ª…

3 horas ago

Flamengo tem carta na manga para quebrar tabu e vencer o Juventude no Alfredo Jaconi

Na 23ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Flamengo enfrenta o Juventude no Estádio Alfredo Jaconi,…

3 horas ago

Flamengo x Juventude: veja a escalação escolhida por Filipe Luís

Após uma pausa devido à Data Fifa, o Flamengo volta a campo pelo Brasileirão contra…

4 horas ago

Flamengo gasta milhões em máquinas inéditas na América Latina para os jogadores

O debate sobre infraestrutura e ciência aplicadas ao futebol profissional voltou ao centro das discussões…

4 horas ago

Torcer contra? A declaração de Adriano Imperador envolvendo o Flamengo e a Inter de Milão

Adriano Imperador voltou ao centro das atenções em conversa divulgada pela Romário TV na quinta-feira…

5 horas ago

Goleiro de rival da Série A entra na mira do Flamengo

Em meio à busca por um novo goleiro, já que lida com a iminente saída…

5 horas ago