Gerson em ação pelo Flamengo (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)
Gerson, um dos principais nomes do elenco do Flamengo, vive dias decisivos em sua trajetória no clube. O volante, que voltou ao time carioca em janeiro de 2023 após passagem pelo Olympique de Marseille, tem situação encaminhada com o Zenit, da Rússia, e pode estar de saída definitiva após a participação rubro-negra no Mundial de Clubes.
O jogador, revelado pelas categorias de base do Fluminense e consolidado no Flamengo, disputou o Mundial até as oitavas de final, quando a equipe foi eliminada pelo Bayern de Munique, no domingo (29 de junho), às 17 horas (horário de Brasília). Gerson marcou um dos gols da derrota por 4 a 2 e, segundo informações de bastidores, esta pode ter sido sua última atuação com a camisa rubro-negra.
Apesar do acordo bem encaminhado com o Zenit, que inclui pagamento da multa rescisória avaliada em 25 milhões de euros (cerca de R$ 160 milhões), a transferência ainda depende da efetivação desse depósito. O presidente do clube russo, Alexander Medvedev, confirmou a existência de “pré-requisitos para a transferência” e pediu paciência pelos anúncios oficiais.
Contudo, o cenário ganhou um novo elemento. O Al-Nassr, da Arábia Saudita, entrou na disputa pelo meio-campista após indicação de Jorge Jesus. O técnico português, que está próximo de um acerto com o clube saudita, considera Gerson uma prioridade em seu planejamento e avalizou a investida. O clube árabe estaria disposto a pagar a multa integral e ainda ofereceu salário superior ao proposto pelo Zenit.
Aliás, o Flamengo já sinalizou que não abrirá negociações com clubes interessados e só liberará o atleta mediante pagamento da multa contratual. Por isso, a diretoria monitora os movimentos enquanto se concentra na retomada do Campeonato Brasileiro, com a próxima partida marcada para sábado (13 de julho), no Maracanã, contra o São Paulo.
Em sua segunda passagem pelo Flamengo, Gerson acumulou mais de 200 partidas, marcou 15 gols, deu 28 assistências e conquistou títulos como a Copa do Brasil (2024), duas edições do Carioca (2024 e 2025) e a Supercopa do Brasil (2025). Em campo, tornou-se capitão e presença constante em convocações da Seleção Brasileira.
Sobre a possível despedida, Gerson ainda não se pronunciou oficialmente. O desfecho, portanto, depende de qual clube, Zenit ou Al-Nassr, concretizar o pagamento da cláusula de rescisão junto ao Flamengo.
Desde 2020, quando foi contratado pelo Flamengo, Pedro se tornou um dos nomes mais importantes…
Pedro enfrenta incerteza sobre sua presença na decisão da Libertadores, marcada para quarta-feira (29 de…
Com passagem marcada por altos e baixos no Flamengo, o zagueiro Pablo está perto de…
A sequência de partidas recentes do Flamengo pelo Brasileirão expôs uma fragilidade defensiva que tirou…
Mesmo após a derrota no clássico contra o Fluminense, o Flamengo se manteve na liderança…
A derrota do Flamengo no clássico contra o Fluminense, por 2 a 1, na noite…