BAP, presidente do Flamengo (Foto: Reprodução)
Matheus Gonçalves, revelado pelas categorias de base do Flamengo e atualmente com 19 anos, esteve muito próximo de trocar o Rio de Janeiro por Belo Horizonte. O atacante tinha negociações avançadas com o Cruzeiro, que pretendia investir 3,5 milhões de euros (cerca de R$ 22 milhões) para adquirir 50% dos direitos econômicos do jogador. Contudo, apesar de o acordo ter sido inicialmente aprovado pelas diretorias de ambos os clubes, o Flamengo voltou atrás e encerrou as tratativas de forma inesperada.
A decisão do clube carioca foi comunicada ao Cruzeiro na noite de segunda-feira (14 de julho). A negociação já havia sido aprovada por Rodolfo Landim (presidente do Flamengo, conhecido como Bap) e por Pedro Lourenço, dono da SAF do Cruzeiro. No entanto, sem aviso prévio, o Rubro-Negro informou que não levaria mais a venda adiante, gerando incômodo nos bastidores da equipe mineira.
Internamente, o Flamengo enfrenta um momento de instabilidade em seu planejamento de transferências. Nos últimos dias, além da desistência envolvendo Matheus Gonçalves, o clube também recuou nas negociações com Mikey Johnston e Victor Hugo. A diretoria, liderada por José Boto e Bap, precisou revisar estratégias após ruídos causados por decisões divergentes e pressão tanto política quanto da torcida.
Durante a negociação, o Cruzeiro havia demonstrado flexibilidade quanto à forma de pagamento, concordando em quitar o valor à vista, após inicialmente sugerir parcelamento em três vezes. Mesmo assim, a operação não foi concluída. Leonardo Jardim, técnico da equipe celeste, já havia aprovado o nome do atacante para reforçar o elenco na atual janela de transferências do meio do ano.
Surpreendido com a mudança de rumo, Matheus Gonçalves comentou a situação após atuar pelo sub-20 do Flamengo, na partida contra o Atlético-MG, pelo Brasileiro da categoria.
“Não estava sabendo, estou sabendo agora. Antes do jogo, o que foi dito para mim e para o estafe era que os presidentes Bap e Pedrinho já tinham um acerto. Estou sabendo agora. Já tinha a palavra deles. Mas se o Flamengo não quer me vender e quer que eu fique, vou trabalhar duro e conquistar meu espaço. É o que eu sempre sonhei. Estou aqui desde os 12 anos, feliz demais e grato”, afirmou o jogador.
Desde que Filipe Luís assumiu o comando técnico do time principal, Matheus disputou 21 partidas. Entretanto, devido à redução no número de oportunidades, optou por voltar ao time sub-20 a fim de ganhar mais minutos em campo. Na última quinta-feira (11 de julho), marcou dois gols no empate contra o Botafogo, no Brasileirão da categoria.
Por fim, apesar da desistência inesperada, Matheus Gonçalves voltou a ser relacionado para o profissional e pode voltar a figurar entre as opções de Filipe Luís no elenco principal, enquanto o Flamengo busca alinhamento interno sobre sua política de negociações nesta janela.
O Flamengo iniciou movimentações no mercado de transferências do meio do ano com foco no…
O Flamengo terá quatro baixas confirmadas por questões físicas no confronto contra o Santos, marcado…
Em participação no programa "Galvão e Amigos", da Band, Vanderlei Luxemburgo se manifestou sobre a…
A negociação entre Flamengo e Cruzeiro por Matheus Gonçalves foi interrompida após um desacordo envolvendo…
O jovem meia-atacante Matheus Gonçalves, uma das promessas da base do Flamengo, voltou a movimentar…
O Flamengo entrou em contato com a Lazio com o intuito de contratar Valentín Castellanos,…