Flamengo

De la Cruz se manifesta através das redes sociais após nova polêmica no Flamengo

Contratado pelo Flamengo em dezembro de 2023, Nicolás De la Cruz enfrenta uma situação delicada que coloca em xeque sua continuidade no elenco. O meia uruguaio, que custou cerca de R$ 80 milhões ao clube, tornou-se alvo de uma polêmica após declarações do chefe do departamento médico, José Luiz Runco, vazarem em um grupo de mensagens.

A fala de Runco repercutiu fortemente nos bastidores da Gávea. Em mensagem enviada a conselheiros do clube, o médico afirmou que o jogador “apresenta uma lesão crônica e irreparável no joelho direito, e uma lesão também no joelho esquerdo”. Segundo ele, essa condição torna bastante difícil a manutenção do equilíbrio muscular e funcional do atleta. A situação levou o departamento a restringir a participação do meia em partidas recentes.

De La Cruz postagem após vazamento mensagem Runco (Foto: Reprodução/Instagram)

“Jogador comprado em outra gestão, sem a menor condição, pois apresenta uma lesão crônica e irreparável no joelho direito, e uma lesão também no joelho esquerdo. Estamos tentando fazer o possível para que ele possa participar, mas é muito complicado”, escreveu Runco no grupo privado de WhatsApp.

A exposição pública da condição médica do atleta gerou desconforto entre dirigentes e conselheiros. Parte do grupo político do clube considerou a atitude de Runco precipitada e até mesmo desrespeitosa com um ativo de alto valor do elenco. Internamente, há quem veja conotação política na menção ao fato de que De la Cruz foi contratado durante a gestão anterior.

Atualmente, o uruguaio está fora da lista de relacionados para os jogos contra Fluminense e Red Bull Bragantino. Sua última partida foi contra o Santos, no dia 16 de julho, quando entrou no segundo tempo. Desde maio, quando sofreu uma lesão traumática, o atleta tem convivido com dificuldades físicas e teve sua minutagem reduzida. A última vez em que foi titular foi contra o Botafogo, em clássico pelo Brasileirão.

Mesmo diante das limitações, a postura de De la Cruz é elogiada internamente. O meia tem se colocado à disposição da comissão técnica mesmo em situações adversas, como na partida contra o Bayern, no Mundial de Clubes, quando atuou por poucos minutos. Após o episódio do vazamento, o jogador publicou nas redes sociais uma mensagem motivacional: “Nunca deixes que alguém te diga que não podes fazer algo”.

Questionado sobre uma possível transferência, Runco indicou que a saída só poderia acontecer “caso algum clube tenha interesse por outro motivo e não para jogar futebol competitivo”. Já o Flamengo, em nota oficial, afirmou que “não comentará declarações extraídas de conversas privadas e pessoais, normalmente fora de contexto”.

Enquanto o departamento médico tenta administrar a situação clínica do atleta, o clube segue em reformulação no setor, após as chegadas de Jorginho e Saúl Ñíguez, que atuam na mesma faixa de campo.

Paula Mattos

Recent Posts

Flamengo emite nota oficial sobre Samuel Lino, Viña, Plata e Carrascal

Com o fim da Data Fifa, o Flamengo retoma a rotina mirando o Brasileirão e…

10 minutos ago

Saiba como foi o desempenho de Gonzalo Plata, do Flamengo, na vitória do Equador sobre a Argentina

No encerramento das Eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo de 2026,…

20 minutos ago

Titular da Seleção Brasileira entra na mira do Flamengo

O Sesc Flamengo iniciou uma nova etapa no vôlei, com assinatura de novo contrato e…

50 minutos ago

Veja como foi a estreia de Samuel Lino, do Flamengo, na Seleção Brasileira

El Alto tem quase 4.100 metros de altitude. Lá, o Brasil disputou a 18ª rodada…

1 hora ago

Flamengo toma atitude e aciona Justiça envolvendo Bruno Henrique

O atacante Bruno Henrique recebeu suspensão de 12 jogos em processo ligado a manipulação de…

2 horas ago

Ele treinou Vasco, Botafogo e Fluminense, mas agora reconheceu ser torcedor do Flamengo

Oswaldo de Oliveira, carioca nascido em 5 de dezembro de 1950, é treinador de futebol…

2 horas ago