Flamengo

Flamengo acumula série de polêmicas envolvendo o departamento médico do clube

A recente crise no departamento médico do Flamengo ganhou novos contornos após o vazamento de uma mensagem enviada pelo chefe médico do clube, José Luiz Runco, em um grupo de WhatsApp ligado à política interna do Rubro-Negro. A exposição pública do conteúdo agravou tensões que, conforme relatos internos, já vinham se acumulando nos bastidores do Ninho do Urubu ao longo dos últimos meses.

Conforme a ‘ESPN’, esse episódio intensificou o desgaste entre os jogadores e a atual gestão médica do clube. De acordo com representantes de ao menos oito atletas, a relação com o departamento comandado por Runco tem sido conflituosa. Muitos jogadores vêm recorrendo a médicos particulares ou ex-funcionários do clube para realizar seus tratamentos e acompanhamentos físicos, fora das instalações oficiais do Flamengo.

Na mensagem, Runco afirma que Nicolás De La Cruz foi contratado com problemas físicos severos e que o uruguaio “apresenta uma lesão crônica e irreparável no joelho direito, além de uma lesão também no joelho esquerdo”. Ele ainda acrescenta que “só um clube interessado por outro motivo” cogitaria sua contratação, pois o jogador não teria condições de atuar em alto nível competitivo.

A repercussão foi imediata entre os atletas. Integrantes do elenco demonstraram desconforto com a divulgação de uma avaliação clínica para pessoas fora do ambiente esportivo. Giorgian De Arrascaeta se manifestou publicamente ao postar uma foto ao lado do compatriota, acompanhada da legenda: “Se trata de cuidar dos nossos. Simples assim”.

A situação se agravou com a resposta do estafe de De La Cruz, que classificou a atitude do médico como antiética e afirmou estar avaliando medidas legais. Em nota, os representantes do jogador disseram: “Nos causa estranheza um médico que já foi da seleção brasileira quebrar uma ética da disciplina desse jeito. Estamos apurando se essa opinião representa o clube ou apenas o profissional”.

Segundo os representantes do meia, ele estava em plenas condições de atuar no clássico contra o Fluminense, no domingo (20 de julho), mas acabou poupado por decisão da comissão técnica, que optou por controlar sua carga de trabalho. Eles também contestam qualquer diagnóstico de lesão crônica, citando que o jogador atuou em 49 partidas em 2024, somando clube e seleção uruguaia.

Em meio à repercussão, o próprio De La Cruz se manifestou, de forma indireta, nas redes sociais. Em uma publicação no Instagram, o meia escreveu: “Nunca deixe que ninguém te diga que não pode fazer algo”, acompanhando a frase com uma imagem em preto e branco.

Assim sendo, o episódio revela uma crise institucional mais profunda no Flamengo. A fala de Runco, além de questionar a contratação de um dos reforços mais caros do elenco, colocou em xeque a relação de confiança entre atletas e o departamento médico, levantando dúvidas sobre o alinhamento interno entre as áreas do clube.

Paula Mattos

Recent Posts

Filipe Luís não poderá contar com oito jogadores do Flamengo para o próximo jogo

Com oito desfalques confirmados, o Flamengo definiu a lista de jogadores para enfrentar o Bragantino…

2 horas ago

Defensor do Flamengo, Danilo se manifesta através das redes sociais

Contratado no fim de janeiro, o zagueiro Danilo enfrenta um início de trajetória conturbado no…

3 horas ago

BAP interfere diretamente na venda de Wesley

A negociação entre Flamengo e Roma envolvendo o lateral-direito Wesley segue em compasso de espera,…

3 horas ago

Estafe de De la Cruz informa que tomará atitude após situação com o médico José Luiz Runco, do Flamengo

Afastado dos últimos compromissos do Flamengo, o meia uruguaio De La Cruz teve seu nome…

5 horas ago

De la Cruz se manifesta através das redes sociais após nova polêmica no Flamengo

Contratado pelo Flamengo em dezembro de 2023, Nicolás De la Cruz enfrenta uma situação delicada…

6 horas ago

Flamengo mantém acordo com Carrascal, que tem data para chegar ao Rio

A contratação repentina de Saúl Ñíguez não altera o acordo do Flamengo com o também…

6 horas ago