Iago (esquerda) e Caio Garcia (direita) em ação pelo Flamengo (Foto: Reprodução/Instagram)
O zagueiro Iago, revelado pelas categorias de base do Flamengo, encerra sua trajetória no time sub-20 em meio a incertezas sobre seu futuro. Campeão de diversos torneios de base, incluindo o Sul-Americano Sub-20 pela Seleção Brasileira e o recente bicampeonato intercontinental com o Rubro-Negro, o defensor de 20 anos é observado por clubes europeus, especialmente o Everton, da Inglaterra.
Apesar de sua trajetória consolidada nas divisões inferiores, Iago ainda não recebeu oportunidades no elenco profissional sob comando de Filipe Luís. Enquanto seu companheiro de zaga, João Victor, foi promovido com apenas 18 anos, Iago permanece no sub-20. Ele possui contrato com o Flamengo até o fim de 2026 e admite, nos bastidores, que precisará buscar alternativas caso a situação não mude até o próximo ano.
A diretoria rubro-negra chegou a recusar uma proposta do Bahia no início de agosto, que envolvia 2 milhões de euros (cerca de R$ 12,8 milhões) mais 20% de uma futura venda. Segundo apuração, o clube informou que não tem interesse em negociar atletas da base neste momento da temporada. Além do Everton, Brentford e Club Brugge também demonstraram interesse, embora nenhuma oferta oficial tenha sido feita até agora.
Iago ganhou destaque nacional no último sábado (23 de agosto), ao marcar o gol de empate contra o Barcelona aos 51 minutos do segundo tempo, forçando a decisão por pênaltis. Na disputa, converteu sua cobrança com uma cavadinha, o que rendeu comparações com o gesto de comemoração de Cole Palmer, do Chelsea, esfregando os braços como se sentisse frio.
Ao comentar sobre a decisão ousada, o zagueiro afirmou: “Eu não sei o que passou na minha cabeça (risos), foi coisa de momento, fui lá e cavei. Parei para pensar ali: ‘Sou maluco’”.
A frieza de Iago impressionou até mesmo seus companheiros. João Victor, que formou a dupla de zaga com ele, revelou: “No meio de campo ali teve um burburinho, mas graças a Deus foi só depois que ele foi que me falaram que ele ia cavar. Se ele fala isso para mim, eu não ia deixar, não. Nem pagando, irmão, pelo amor de Deus (risos)”.
Na arquibancada, a família acompanhava com emoção. Seu Altamiro, pai do jogador, disse: “Na hora que ele deu aquela cavadinha quase infartei. Hoje ele abusou do meu coração”.
Iago encerra seu ciclo na base com um currículo robusto: títulos da Copa do Brasil e Supercopa do Brasil Sub-17, Brasileiro Sub-20, Sul-Americano Sub-20, duas Libertadores Sub-20 e agora o bicampeonato intercontinental. Mesmo assim, permanece sem espaço no time principal, o que pode levar à sua saída ainda nesta janela de transferências do meio do ano.
Revelado pelas categorias de base do Flamengo, Léo Nannetti vem se consolidando como uma das…
A multa aplicada ao Flamengo por infrações ambientais trouxe à tona um problema que se…
Hoje, os destaques do Flamengo giram em torno de movimentações no mercado e uma conquista…
O Flamengo ampliou sua coleção de títulos nas categorias de base ao conquistar, neste sábado…
Com uma atuação decisiva dentro de campo e o apoio massivo vindo das arquibancadas, o…
A trajetória de Matheus Gonçalves nas categorias de base do Flamengo chegou ao fim com…