Elenco do Flamengo (Foto: Adriano Fontes/Flamengo)
A disputa entre Flamengo e Vitória, marcada para segunda-feira (25), às 21h (horário de Brasília), no Maracanã, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro, ganhou contornos decisivos não apenas para a parte de cima da tabela. Embora o Rubro-Negro carioca esteja envolvido diretamente na corrida pelo título, a partida também tem implicações diretas na luta contra o rebaixamento, especialmente para o Vasco.
O Cruzmaltino ocupa atualmente a 16ª colocação, com 19 pontos, e depende de um resultado favorável do rival para não retornar à zona de rebaixamento. Isso porque o Vitória, que está na 17ª posição com 17 pontos, pode ultrapassá-lo caso consiga ao menos um empate. Com isso, o Vasco, derrotado no domingo (24) por 3 a 2 pelo Corinthians em São Januário, se vê forçado a torcer por um triunfo do Flamengo no clássico interestadual.
Enquanto o rival vive um cenário de preocupação, o Flamengo lidera o campeonato com 43 pontos. A equipe comandada por Filipe Luís está pressionada a manter o desempenho, principalmente após o Cruzeiro, segundo colocado com 41, vencer na rodada. O Palmeiras, terceiro com 39 pontos, também entra em campo nesta segunda-feira e pode se aproximar do topo.
Para o confronto diante dos baianos, Filipe Luís esboçou mudanças no meio de campo e no ataque. Pedro deve retomar a titularidade no comando ofensivo. Já Jorginho e Saúl devem formar a dupla de volantes, em substituição a Pulgar, que segue tratando uma fratura no pé direito sofrida no Mundial de Clubes.
A provável escalação do Flamengo conta com: Rossi; Varela (Royal), Léo Ortiz (Danilo), Léo Pereira e Alex Sandro; Jorginho, Saúl, Arrascaeta, Plata (Luiz Araújo), Samuel Lino e Pedro. Com essa formação, o treinador demonstra confiança em nomes com experiência no futebol europeu, como Alex Sandro e Saúl, ambos recém-chegados.
Apesar da expectativa por reforços na Seleção Brasileira, apenas Alex Sandro foi convocado pelo técnico Carlo Ancelotti. O comandante explicou que optou por não chamar outros atletas do clube, mesmo com cinco nomes constando na pré-lista.
A partida também chama atenção pelo ambiente no estádio. Há a possibilidade de o Flamengo superar a marca de 100 mil torcedores no Maracanã em três dias, considerando partidas consecutivas. Aliás, o retrospecto do clube às segundas-feiras é favorável: desde 2016, venceu oito dos últimos 11 compromissos nesse dia da semana.
Portanto, além do peso natural do duelo no Maracanã, o embate entre Flamengo e Vitória carrega implicações diretas tanto para a corrida pelo título quanto para a luta contra o rebaixamento, impactando inclusive o destino de um dos seus maiores rivais.
A convocação da Seleção Brasileira para os próximos compromissos nas Eliminatórias da Copa do Mundo…
Com a classificação assegurada para a Copa do Mundo de 2026, a Seleção Brasileira entra…
A Roma iniciou o Campeonato Italiano 2025/26 com vitória no estádio Olímpico, no último sábado…
O Maracanã passará por um marco neste domingo (31), quando Flamengo e Grêmio se enfrentam…
O volante Jorginho vive um momento de destaque dentro e fora de campo desde que…
A Confederação Brasileira de Futebol anunciou no sábado (24 de agosto) uma mudança significativa no…