Pedro Lourenço (Pedrinho) (Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)
A decisão da CBF de antecipar o encerramento do Campeonato Brasileiro para o dia 7 de dezembro, trocando datas com as semifinais e finais da Copa do Brasil, gerou desconforto nos bastidores de alguns clubes. A alteração, feita com a finalidade de permitir que o futuro campeão da Libertadores dispute a Copa Intercontinental, acabou sendo alvo de críticas por parte do Flamengo.
Entretanto, o presidente do Cruzeiro, Pedro Lourenço, rebateu publicamente as insinuações de que o clube mineiro teria sido beneficiado pela reprogramação do calendário nacional. Em entrevista concedida nesta terça-feira (26 de agosto), ele negou qualquer articulação com a entidade e avaliou que a preocupação rubro-negra é infundada.
“Nós não somos beneficiados. Nós temos de nos classificar na Copa do Brasil. Nossa prioridade é nos classificarmos para a Libertadores e conquistar a Copa do Brasil. Perdemos pontos importantes e ficamos distantes de Flamengo e Palmeiras”, destacou o dirigente, que também é o dono da SAF do clube celeste.
A resposta veio após manifestações da diretoria do Flamengo, que entende que a nova organização dos jogos poderá afetar clubes envolvidos em mais de uma competição. A crítica se refere à perda de datas de descanso antes do fim do Brasileirão, já que os compromissos da Copa do Brasil ocuparão semanas que antes seriam livres.
Contudo, Pedro Lourenço minimizou os efeitos da mudança e exaltou o poderio dos rivais. “Flamengo está preocupado conosco à toa. Flamengo e Palmeiras não têm concorrentes em torneios de pontos corridos neste momento. Olha o que o Flamengo fez com o Vitória. Eles tiram um jogador e colocam outro do mesmo nível. Em termos de elenco, ninguém pode com Flamengo e Palmeiras neste momento, não. Podem perder um jogo de mata-mata, como foi contra o Atlético, mas nos pontos corridos não temos condição de concorrer com eles”.
Por outro lado, o Palmeiras se manifestou de forma favorável à alteração por meio de nota oficial. Assim, enquanto alguns clubes enxergam prejuízos esportivos, outros encaram a medida como uma adequação necessária às exigências do calendário internacional.
A CBF, por sua vez, manteve a decisão e confirmou que o novo calendário facilita a logística do eventual representante sul-americano no torneio intercontinental marcado para começar em 10 de dezembro.
Atualmente, o Cruzeiro disputa a parte decisiva da Copa do Brasil e busca manter-se entre os postulantes a uma vaga direta na próxima edição da Libertadores. Mesmo assim, conforme ressaltado por seu presidente, a distância para os dois líderes do Campeonato Brasileiro segue sendo um obstáculo considerável.
O Palmeiras vai enfrentar o Corinthians na tarde deste domingo, em partida válida pela 30ª…
O Flamengo vai enfrentar o Fluminense na tarde deste domingo, em partida válida pela 30ª…
Apenas dois técnicos campeões da UEFA Champions League venceram também a Copa do Mundo da…
O mercado global de plataformas de iGaming recebeu uma projeção de crescimento forte para o…
A Champions League 2026/27 começa a ganhar ritmo ainda no verão europeu, antes de muitos…
O futebol sempre foi uma paixão nacional, mas a forma de acompanhar os jogos mudou…