Flamengo

Flamengo assina novo acordo sobre construção do estádio

Na manhã desta sexta-feira (29 de agosto), o Flamengo e a Prefeitura do Rio de Janeiro formalizaram um novo termo de compromisso em relação ao terreno do Gasômetro. O encontro aconteceu no Palácio da Cidade, em Botafogo, e garantiu que o clube siga responsável pelo espaço e mantenha o projeto de construção de seu estádio.

O acordo prevê a prorrogação dos prazos anteriormente definidos. Antes, o planejamento era concluir as obras até novembro de 2029, mas essa obrigação foi derrubada, e uma nova data ainda será estabelecida. Segundo a Prefeitura e a diretoria rubro-negra, a medida foi necessária para permitir o aprofundamento dos estudos de viabilidade e desenvolvimento do projeto.

O presidente do Flamengo, Bap destacou o significado do acerto.

“Chegamos a um acordo, queria agradecer o empenho de vocês, o trabalho de desembaraçar esse terreno. Entre fazer certo e rápido, optamos pela forma certa para não comprometer as finanças nem a performance esportiva do clube. O terreno é nosso, vamos fazer o estádio em um tempo maior, mas com certeza vai ser uma realidade”.

De acordo com o clube, três empresas já trabalham na avaliação técnica do terreno. A Aecom é responsável por investigar a contaminação do solo, atualizar avaliações de risco e definir estratégias de descontaminação. Já a Soloteste conduz os estudos geotécnicos para subsidiar cálculos estruturais e custos de fundações, enquanto a JDS realiza análises topográficas, avaliando impactos sobre a vegetação e possíveis compensações ambientais.

Além dessas consultorias, a Arena Events + Venues coordena o projeto arquitetônico básico do estádio. O processo conta também com a participação da FGV, responsável por análises econômicas ligadas à execução da obra.

O histórico do Gasômetro como área industrial exigiu uma atenção especial quanto às condições ambientais. Por isso, o cronograma foi revisto, garantindo mais tempo para a definição de estratégias de descontaminação e segurança do terreno antes da etapa de construção.

Com o novo termo firmado, o Flamengo permanece com a posse do terreno e terá liberdade para ajustar o andamento das análises técnicas. A expectativa da diretoria é garantir a realização da obra em condições seguras, sem comprometer o equilíbrio financeiro do clube.

Henrique Machado

Recent Posts

Bruno Henrique é punido pela Conmebol

A Comissão Disciplinar da Conmebol puniu Bruno Henrique, do Flamengo, após julgamento nesta segunda-feira (13…

9 horas ago

A declaração de Jorginho, do Flamengo, envolvendo Cristiano Ronaldo e Messi

Nesta segunda-feira (13 de outubro), Jorginho, meio-campista do Flamengo, concedeu entrevista ao portal UOL e…

11 horas ago

Cria do Flamengo vira herói com gol em noite histórica

O Náutico garantiu o acesso à Série B de 2026 ao vencer o Brusque por…

11 horas ago

Disputa entre Flamengo e LIBRA ganha mais um personagem; entenda

O TJ do Rio aceitou a Fenapaf como parte interessada no processo entre Flamengo e…

11 horas ago

Atitude de Wallace Yan, futuro do Maracanã e crias do Ninho brilham na Europa: as últimas notícias do Flamengo

Principais do dia: o Flamengo intensificou o suporte psicológico ao jovem Wallace Yan após a…

12 horas ago

Jorginho, do Flamengo, é sincero sobre a arbitragem brasileira

Após quase duas décadas na Europa, Jorginho vive a readaptação ao Brasil no Flamengo. Em…

12 horas ago