Estádio do Flamengo (Foto: Reprodução/Flamengo)
Na manhã desta sexta-feira (29 de agosto), o Flamengo e a Prefeitura do Rio de Janeiro formalizaram um novo termo de compromisso em relação ao terreno do Gasômetro. O encontro aconteceu no Palácio da Cidade, em Botafogo, e garantiu que o clube siga responsável pelo espaço e mantenha o projeto de construção de seu estádio.
O acordo prevê a prorrogação dos prazos anteriormente definidos. Antes, o planejamento era concluir as obras até novembro de 2029, mas essa obrigação foi derrubada, e uma nova data ainda será estabelecida. Segundo a Prefeitura e a diretoria rubro-negra, a medida foi necessária para permitir o aprofundamento dos estudos de viabilidade e desenvolvimento do projeto.
O presidente do Flamengo, Bap destacou o significado do acerto.
“Chegamos a um acordo, queria agradecer o empenho de vocês, o trabalho de desembaraçar esse terreno. Entre fazer certo e rápido, optamos pela forma certa para não comprometer as finanças nem a performance esportiva do clube. O terreno é nosso, vamos fazer o estádio em um tempo maior, mas com certeza vai ser uma realidade”.
De acordo com o clube, três empresas já trabalham na avaliação técnica do terreno. A Aecom é responsável por investigar a contaminação do solo, atualizar avaliações de risco e definir estratégias de descontaminação. Já a Soloteste conduz os estudos geotécnicos para subsidiar cálculos estruturais e custos de fundações, enquanto a JDS realiza análises topográficas, avaliando impactos sobre a vegetação e possíveis compensações ambientais.
Além dessas consultorias, a Arena Events + Venues coordena o projeto arquitetônico básico do estádio. O processo conta também com a participação da FGV, responsável por análises econômicas ligadas à execução da obra.
O histórico do Gasômetro como área industrial exigiu uma atenção especial quanto às condições ambientais. Por isso, o cronograma foi revisto, garantindo mais tempo para a definição de estratégias de descontaminação e segurança do terreno antes da etapa de construção.
Com o novo termo firmado, o Flamengo permanece com a posse do terreno e terá liberdade para ajustar o andamento das análises técnicas. A expectativa da diretoria é garantir a realização da obra em condições seguras, sem comprometer o equilíbrio financeiro do clube.
Em meio à atmosfera decisiva que cerca a final da Copa Libertadores, o ex-presidente do…
A caminho de Lima, no Peru, para a final da Copa Libertadores da América, um…
Após um período de sete meses afastado por questões de saúde mental, Tite prepara seu…
Atualmente no Sporting Cristal, Felipe Vizeu vive sua primeira experiência no futebol peruano desde agosto.…
A véspera da final da Libertadores de 2025 tem sido marcada por mobilizações dentro e…
Palmeiras e Flamengo se reencontram neste sábado (29), às 18h (horário de Brasília), para a…