Saúl Ñíguez, jogador espanhol (Foto: Reprodução/Instagram Neymar)
A adaptação de Saúl Ñíguez ao Flamengo tem se destacado tanto pela rapidez em campo quanto pelas atitudes fora dele. Anunciado oficialmente pelo clube no dia 23 de julho, o meia espanhol de 30 anos assinou contrato de três anos após rescindir com o Atlético de Madrid. Antes de fechar com os rubro-negros, ele esteve emprestado ao Sevilla e quase seguiu para o Trabzonspor, mas desistiu por motivos pessoais.
No pouco mais de um mês desde sua estreia, Saúl participou de seis partidas e já conquistou boa aceitação no elenco. Um dos pontos que têm contribuído para essa integração é a participação na chamada “turma do basquete”, grupo de jogadores do Flamengo que se reúne para partidas recreativas no CT Ninho do Urubu. Entre os adeptos estão Arrascaeta, Léo Ortiz, Ayrton Lucas, Varela e outros companheiros.
Esses momentos de lazer têm ajudado o espanhol a superar a barreira do idioma e a estreitar laços não apenas com atletas de língua espanhola, mas também com os brasileiros. Paralelamente, Saúl vem se dedicando a aulas de português, já arrisca algumas palavras e recebeu elogios internos pela evolução. Ele, inclusive, colocou-se à disposição da assessoria do clube para conceder sua primeira entrevista coletiva em português.
A disciplina diária também chama atenção dentro do Flamengo. Funcionários do departamento de futebol destacam que o jogador chega cedo ao CT, cumpre todas as determinações da comissão técnica e mantém o hábito de treinar na academia mesmo em períodos opcionais. Essa postura é vista como reflexo de sua experiência no futebol europeu e de uma preparação prévia que incluiu o estudo detalhado do estilo de trabalho de Filipe Luís.
Outro aspecto valorizado é o entrosamento rápido com o ítalo-brasileiro Jorginho. Ambos atuaram juntos no Chelsea e trouxeram essa química para o Flamengo. Além disso, observadores do dia a dia destacam que a semelhança de perfis comportamentais facilita a adaptação e melhora a leitura de jogo da dupla.
O técnico Filipe Luís também elogiou publicamente a conexão entre os dois meio-campistas.
“Essa dupla Saúl e Jorginho deixou um sabor desde o primeiro jogo. Cada vez mais estão bem entrosados e eu acredito nessa relação, já que eles se complementam com e sem bola. Estão muito bem servidos e a concorrência está muito boa por ali”.
Formado no Atlético de Madrid, Saúl fez parte da era Simeone e acumulou passagens importantes no futebol europeu. Em sua última temporada no Sevilla, registrou um gol e seis assistências em 26 partidas. Mesmo sem repetir o brilho de anos anteriores, a experiência adquirida no Velho Continente foi decisiva para que chegasse ao Flamengo com bagagem competitiva e imediata utilidade ao elenco.
O duelo entre Flamengo e Grêmio, marcado para domingo (31), às 16 horas (horário de…
O atacante Bruno Henrique, ídolo do Flamengo, enfrenta um momento delicado fora dos gramados. O…
O zagueiro Léo Pereira, do Flamengo, vive um momento turbulento fora de campo. Em meio…
Na manhã desta sexta-feira (29 de agosto), o Flamengo e a Prefeitura do Rio de…
O Flamengo chega embalado para enfrentar o Grêmio neste domingo (31), no Maracanã, pela 22ª…
O ex-presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, voltou a relembrar os momentos de maior…