Filipe Luís, técnico do sub-20 do Flamengo (Foto: Reprodução/Instagram)
Tido como uma das principais promessas do Ninho do Urubu, o meia Matheus Gonçalves subiu cedo ao profissional. Desde 2022, integrou o elenco principal do Flamengo, com idas e vindas às categorias de base. Ainda assim, não acumulou tantos minutos quanto gostaria no time de cima, contexto que marcou sua trajetória recente no clube carioca.
Entretanto, sob o comando de Filipe Luís, o espaço diminuiu. Em 2025, Matheus entrou em campo 15 vezes pelo time principal e foi titular apenas quando o clube utilizou uma formação alternativa. Além disso, ele pediu para voltar ao sub-20 para jogar mais e foi titular na conquista da Copa Intercontinental da categoria.
Depois de negociações que não avançaram com Cruzeiro e CSKA, o Flamengo vendeu Matheus Gonçalves ao Al Ahli, da Arábia Saudita, na reta final da janela de transferências. Segundo o ge, o acordo foi de 8 milhões de euros (R$ 50 milhões). O Cruzeiro havia oferecido 3,5 milhões de euros por 50% dos direitos, mas o clube recuou; o CSKA propôs 7 milhões.
Segundo Alfredo Almeida, gerente da base flamenguista, em entrevista ao Barbacast, o “desconforto” do jogador com a falta de oportunidades no profissional foi determinante para a saída. Ele afirmou que as cobranças sobre mais minutos esbarravam na disputa por posições do elenco rubro-negro, tema recorrente nas conversas internas.
“O próprio Matheus Gonçalves não estava confortável, na opinião dele, pela falta de oportunidades na equipe profissional. Ele teve oportunidades. Muitas vezes a pergunta que eu faço, quando questionam por que o Matheus Gonçalves não joga mais, é: ‘Tira quem?'”.
Almeida também avaliou que o talento de Matheus é reconhecido e que, em outros contextos, o meia poderia ter encontrado uma janela de oportunidades diferente. Além do cenário competitivo no Flamengo, ele ressaltou que o atleta buscava jogar com mais regularidade para evoluir e se valorizar no mercado.
“Matheus Gonçalves tem talento. Vai ser bom para todas as partes: parte financeira para o Flamengo, para o Matheus Gonçalves e para quem o agencia, que tem uma oportunidade de valorizar mais. A nível de negócio foi bom para todos, acima de tudo para o Matheus. Acho que ele vai ser feliz onde está”.
Ao encerrar sua passagem pelo clube, Matheus somava 54 jogos pelo Flamengo. Em 2025, registrou 15 partidas e dois gols pelo time principal.
No giro de hoje: Reinaldo abriu bastidores de uma negociação que quase o levou ao…
Em dia movimentado no noticiário rubro‑negro, o Flamengo venceu um confronto eletrizante com o Palmeiras…
Nesta quarta-feira (22), no Maracanã, Flamengo e Racing iniciam a semifinal da Libertadores às 21h30…
Nesta terça-feira (21), no Redação SporTV, Tim Vickery analisou a retomada de alto nível de…
Depois de Flamengo 3 a 2 Palmeiras no Maracanã, o debate sobre arbitragem seguiu intenso…
O Racing chega ao confronto decisivo contra o Flamengo, nesta quarta-feira (22 de outubro), pelas…