Torcida do Flamengo faz a festa na Arena Castelão, em São Luís, no Maranhão - Foto: Gilvan de Souza/CRF
O Flamengo descreve a Nação Rubro-Negra como uma identidade com música, histórias, heróis, costumes e tradições, formada por torcedores espalhados por tudo o planeta. Segundo o clube, sua força cultural, social e emocional ultrapassa fronteiras.
Por conta deste contexto, o clube lançou uma campanha para solicitar à Organização das Nações Unidas o reconhecimento oficial da Nação Rubro-Negra como a primeira “Nação simbólico-cultural” do planeta. Zico anunciou em pronunciamento e convocou torcedores a assinarem uma petição digital.
“Se fôssemos um país, teríamos a 36ª maior população do mundo. Somos mais de 45 milhões de pessoas unidas por uma mesma bandeira, por uma mesma cultura e por um mesmo sentimento que atravessa gerações. O Flamengo não é apenas um clube, é uma Nação”.
Sete horas após o anúncio, o Flamengo registrou 100 mil assinaturas para a petição. Já ao final do primeiro dia, a mobilização superou 208 mil adesões, marca prevista inicialmente apenas para o fim de semana.
A iniciativa repercutiu fora do Brasil, afinal a dimensão da torcida foi citada por veículos estrangeiros. O jornal El País, do Uruguai, descreveu o movimento e a coleta de apoios em reportagem.
“Não está claro se é parte de uma nova campanha de sócios ou qual a razão por trás disso, mas o clube com o maior número de fãs do mundo, de acordo com várias pesquisas ao longo dos anos, decidiu coletar assinaturas para fazer um pedido pitoresco a ONU: receber o título de “primeira Nação simbólico-cultural” do mundo”
O Flamengo mantém atualmente dez campos no Ninho do Urubu, divididos entre o elenco profissional…
Fora dos planos da comissão técnica desde janeiro, o zagueiro Pablo Castro não joga pelo…
Os principais assuntos do dia no universo rubro‑negro passam pela retomada das negociações de renovação…
O meio-campista Jorginho, hoje no Flamengo, voltou a ganhar espaço nas discussões sobre a seleção…
Os destaques do dia passam por um bastidor importante na comunicação do clube, a preparação…
A Seleção Brasileira atravessa um período de indefinição no comando ofensivo. Nos últimos anos, o…