Flamengo

Saiba como foi o desempenho de Gonzalo Plata, do Flamengo, na vitória do Equador sobre a Argentina

No encerramento das Eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo de 2026, Equador e Argentina se enfrentaram no Estádio Monumental de Guayaquil, em Guayaquil, nesta terça-feira (09 de setembro), às 20 horas (horário de Brasília). A seleção equatoriana já estava garantida no Mundial mesmo iniciando a competição com dedução de pontos.

Depois de uma sequência recente sem vitórias, o Equador viveu um jogo de muitas interrupções e faltas intensas. O primeiro tempo se estendeu por 59 minutos, com paralisações constantes e revisões do VAR. A atmosfera ficou ainda mais tensa após um cartão vermelho na etapa inicial e novo vermelho no começo do segundo tempo.

O fato principal veio ainda antes do intervalo. O Equador venceu a Argentina por 1 a 0, com gol de Enner Valencia, em cobrança de pênalti, aos 57 minutos do primeiro tempo. A penalidade foi assinalada após cotovelada de Tagliafico em Preciado, dentro da área, com revisão de sete minutos no vídeo. A partida seguiu travada, porém controlada pelos anfitriões.

A expulsão de Nicolás Otamendi, aos 30 minutos do primeiro tempo, alterou o cenário. O zagueiro derrubou Enner Valencia quando o atacante entrava de frente para o gol. Entretanto, a igualdade numérica voltou logo no início da etapa final: Moisés Caicedo recebeu o segundo amarelo aos quatro minutos. Foram ainda advertidos Preciado e Plata, além de Tagliafico e Lautaro Martínez.

Atacante do Flamengo, Gonzalo Plata foi titular e atuou por 70 minutos, sendo substituído por Kevin Rodríguez na etapa final. Nesse período, finalizou uma vez, acertou dois dribles e venceu quatro duelos em campo. Além disso, colaborou defensivamente com três ações e recebeu cartão amarelo, em atuação participativa pelas pontas.

Aos 27 minutos do segundo tempo, o Equador criou chance clara de ampliar após erro de saída da Argentina. Kendry Páez deixou Kevin Rodríguez na frente de Emiliano Martínez, que salvou com o pé. No rebote, Vite finalizou por cima. A partir dali, a Argentina pressionou mais, mas não conseguiu empatar o placar em Guayaquil.

Com o resultado, o Equador chegou a 29 pontos e assumiu a segunda posição das Eliminatórias, ultrapassando o Brasil. Aliás, a seleção encerrou a campanha após começar com três pontos negativos e já classificada ao Mundial. De acordo com os registros, a partida teve árbitro colombiano no comando do VAR e da equipe de campo.

O desempenho geral do Equador nas Eliminatórias foi de oito vitórias, oito empates e duas derrotas, ficando atrás apenas da Argentina. A defesa sofreu cinco gols em 18 jogos, enquanto o ataque marcou 14. Além disso, a equipe quebrou tabu de quatro partidas sem vencer, todas empatadas em 0 a 0, contra Chile, Brasil, Peru e Paraguai.

Redação

Recent Posts

Choque de Estilos na Altitude: Análise Tática de Bolívar x São Paulo pela Copa Sul-Americana

O início das Oitavas de Final da Copa Sul-Americana reserva um confronto continental intrigante, colocando…

21 horas ago

Boca Juniors x Recoleta: Análise, Estatísticas e Cenário para as Oitavas da Copa Sul-Americana

O Boca Juniors recebe o Recoleta no estádio Alberto José Armando, em Buenos Aires, para…

22 horas ago

Fluminense x Independiente Rivadavia: Análise Tática e Estatísticas para as Oitavas da Libertadores

A fase de mata-mata da Libertadores começa a esquentar no dia 11 de agosto, às…

1 dia ago

Prévia do Brasileirão: Bahia e Vasco se Enfrentam em Duelo de Opostos na Arena Fonte Nova

Em 9 de agosto de 2026, às 16h (horário de Brasília), a Arena Fonte Nova…

3 dias ago

Palmeiras x Internacional: Análise e Estatísticas para a 22ª Rodada do Brasileirão

O Palmeiras recebe o Internacional no Nubank Parque, em São Paulo, no dia 9 de…

3 dias ago

Cruzeiro x Mirassol: Prévia, Estatísticas e Contexto da 22ª Rodada do Brasileirão

A 22ª rodada do Brasileirão de 2026 traz um confronto estratégico no dia 9 de…

3 dias ago