Flamengo

CBF escala árbitro polêmico para Flamengo x Juventude

Líder do Campeonato Brasileiro, o Flamengo visita o Juventude no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, pela 23ª rodada. O jogo acontece no domingo (14 de setembro), às 16 horas (horário de Brasília). O confronto recoloca em pauta a dificuldade rubro-negra na Serra Gaúcha. O Juve aparece na zona de rebaixamento, mas o histórico no estádio torna a partida cercada de atenção pela torcida.

Vencer em Caxias do Sul tem sido raro para o Flamengo. O time não sai com os três pontos no Alfredo Jaconi há 28 anos. Em 1º de outubro de 1997, um gol contra do zagueiro Rodrigo Costa garantiu o 1 a 0. Antes disso, havia apenas outra vitória no estádio: 2 a 0 no Brasileiro de 1995, com gols de Sávio.

Depois daquele jogo de 1997, sucederam-se 13 partidas no Jaconi, com sete vitórias do Juventude e seis empates. O clube gaúcho marcou 23 gols e sofreu 15. Como curiosidade, quatro desses confrontos terminaram 2 a 2. Além disso, o Flamengo só não foi vazado no estádio justamente em suas duas vitórias.

A arbitragem para Juventude x Flamengo será de Raphael Claus, escolhido pela CBF para comandar o duelo. Será o 47º jogo do Flamengo apitado por ele. Neste ano, Claus trabalhou no empate com o Vasco e na vitória sobre o Fluminense, pelo Brasileiro. Também apitou a derrota para o Atlético-MG na Copa do Brasil. Segundo a publicação, a CBF vai anunciar em breve os assistentes.

Muito criticado por rubro-negros, o árbitro costuma ser alvo de reclamações quando escalado. Após o clássico com o Fluminense em 2024, por exemplo, torcedores do Flamengo criticaram muito a atuação. Aquele jogo terminou 2 a 0 para o rival e foi a primeira derrota de Filipe Luís no comando da equipe.

O momento do campeonato também pesa nesse debate. Afinal, o Rubro-Negro reclamou muito da arbitragem de Paulo Zanovelli após o empate com o Grêmio, e José Boto chegou a sugerir um padrão de marcações para prejudicar a equipe. Esse pano de fundo reacende a discussão às vésperas do duelo.

Além disso, Boto chamou atenção para a sequência de árbitros de federações ligadas a concorrentes diretos na tabela. Depois de um juiz da Federação Mineira, a CBF escalou Raphael Claus, da Federação Paulista. A coincidência chama atenção pelo contexto. Até o momento, não houve manifestações públicas da diretoria ou da torcida.

Para a partida, o Fla pode ter desfalques importantes para o jogo. Entre eles estão Jorginho, que ainda sente dores na coxa, e Varela, que voltou com uma pubalgia da seleção uruguaia. Ambos devem ser poupados visando o confronto contra o Estudiantes, pela Libertadores.

O Flamengo tem 47 pontos e está isolado na liderança do Brasileirão. A distância para o Cruzeiro, vice-líder, é de três pontos. Vencer o Juventude, 18º colocado, garante o topo da tabela e a manutenção da vantagem.

Redação

Recent Posts

Jogador contestado pela torcida do Flamengo atrai interesse da Europa

Com passagem recente pelo futebol italiano, Emerson Royal retornou ao Brasil no meio de 2025…

14 horas ago

Cria do Flamengo, Lucas Paquetá é colocado à venda pelo West Ham

O meio-campista Lucas Paquetá, revelado pelas categorias de base do Flamengo, pode estar de saída…

14 horas ago

Fifa faz publicação direcionada a Filipe Luís, do Flamengo

A continuidade do trabalho de Filipe Luís no comando do Flamengo ganhou destaque internacional nesta…

14 horas ago

Vitão toma atitude para acelerar acerto com o Flamengo; entenda

Vitão está muito próximo de ser oficializado como o primeiro reforço do Flamengo para 2026.…

14 horas ago

Flamengo prepara nova oferta por Kaio Jorge, do Cruzeiro

O interesse do Flamengo em reforçar o setor ofensivo ganhou um novo capítulo com a…

14 horas ago

Reforço? Flamengo anuncia jogador nas redes sociais

Na manhã desta segunda-feira (29), o Flamengo movimentou as redes sociais ao anunciar a renovação…

1 dia ago