Flamengo

CBF escolhe árbitro que já teve polêmicas para o próximo jogo do Flamengo

O Flamengo visita o Juventude pela 23ª rodada do Brasileirão Betano. O jogo será no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, domingo (14), às 16 horas (horário de Brasília). O Rubro-Negro lidera a competição com 47 pontos, e o time gaúcho ocupa a 18ª colocação. O duelo também gira em torno de uma tentatia de quebra de tabu. Isso porque a última vitória do Flamengo no estádio ocorreu em 1º de outubro de 1997, há 28 anos.

Desde aquela vitória de 1997, foram 13 partidas do Flamengo no Alfredo Jaconi. O saldo é de sete derrotas e seis empates. O histórico recente do Fla no torneio nacional, no entanto, inclui quebras de escritas. Em 2025, o time aplicou 8 a 0 no Vitória e registrou a maior goleada do Brasileirão desde 1984. Também venceu o Red Bull Bragantino em Bragança Paulista após 29 anos sem triunfo no local.

Para a partida do final de semana, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) escalou o paulista Raphael Claus para apitar Juventude x Flamengo. O árbitro integra o quadro FIFA. Ele volta a comandar uma partida do Rubro-Negro no domingo (14), às 16 horas (horário de Brasília).

Claus é um dos juízes mais experientes do país. Ele já conduziu 46 jogos do Flamengo na carreira. O confronto em Caxias do Sul será o 47º. Até aqui, o retrospecto rubro-negro sob sua arbitragem é de 27 vitórias, quatro empates e 15 derrotas.

Já em 2024, ele trabalhou em três partidas do Flamengo. Foram o empate com o Vasco e a vitória sobre o Fluminense, ambos pelo Brasileirão Betano. Além disso, apitou a derrota para o Atlético-MG na Copa do Brasil. Todos ocorreram no Maracanã.

Entretanto, decisões de Claus em clássicos e confrontos diretos costumam ser alvo de críticas. Um episódio citado foi a derrota por 2 a 0 para o Fluminense, em 2024, a primeira de Filipe Luís como técnico. No mesmo ano, o árbitro foi contestado contra Botafogo e Vasco. Em 2022, houve insatisfação após pênalti marcado para o Fluminense em clássico com cinco expulsões.

Por outro lado, a escolha também ocorre após o Flamengo criticar duramente a atuação de Paulo Zanovelli, da Federação Mineira, no empate com o Grêmio. Depois de um mineiro, ligado ao Cruzeiro, vice-líder, a CBF escala agora Claus, da Federação Paulista, mesma do Palmeiras. O Cruzeiro soma 44 pontos, com um jogo a mais que o Flamengo. O Palmeiras tem 43, com um jogo a menos.

Redação

Recent Posts

Jogador contestado pela torcida do Flamengo atrai interesse da Europa

Com passagem recente pelo futebol italiano, Emerson Royal retornou ao Brasil no meio de 2025…

12 horas ago

Cria do Flamengo, Lucas Paquetá é colocado à venda pelo West Ham

O meio-campista Lucas Paquetá, revelado pelas categorias de base do Flamengo, pode estar de saída…

12 horas ago

Fifa faz publicação direcionada a Filipe Luís, do Flamengo

A continuidade do trabalho de Filipe Luís no comando do Flamengo ganhou destaque internacional nesta…

13 horas ago

Vitão toma atitude para acelerar acerto com o Flamengo; entenda

Vitão está muito próximo de ser oficializado como o primeiro reforço do Flamengo para 2026.…

13 horas ago

Flamengo prepara nova oferta por Kaio Jorge, do Cruzeiro

O interesse do Flamengo em reforçar o setor ofensivo ganhou um novo capítulo com a…

13 horas ago

Reforço? Flamengo anuncia jogador nas redes sociais

Na manhã desta segunda-feira (29), o Flamengo movimentou as redes sociais ao anunciar a renovação…

23 horas ago