Flamengo

Flamengo gasta milhões em máquinas inéditas na América Latina para os jogadores

O debate sobre infraestrutura e ciência aplicadas ao futebol profissional voltou ao centro das discussões no país. Publicações recentes relacionam desempenho sustentado a um ecossistema com tecnologia, prevenção de lesões e gestão do treino, e não a um resumo de contratação de jogadores caros. Esse enquadramento serve de pano de fundo para movimentos recentes de clubes de ponta.

Neste contexto, o Flamengo investiu US$ 1 milhão (R$ 5,4 milhões) em novas máquinas para seu CT, o Ninho do Urubu. A informação foi publicada por O Globo nesta sexta-feira (12 de setembro). Já segundo a ESPN, o clube adquiriu oito unidades da marca Keiser, sendo o primeiro time da América Latina com essa tecnologia.

Os aparelhos já estão no Ninho e são específicos para treinos com maior precisão em potência, aceleração e força. Além disso, vale citar que o Real Madrid comprou as mesmas máquinas dez dias antes. A aquisição rubro-negra ocorre, portanto, alinhada a equipamentos usados por potências europeias na preparação física.

O investimento do clube, então, também dialoga com uma visão de gestão. Ela busca integrar ciência, tecnologia e prevenção de lesões ao cotidiano do elenco, para além das contratações. A proposta é estruturar um ambiente de suporte ao rendimento, com monitoramento individual e ajustes finos de carga.

Estudos publicados na Journal of Strength and Conditioning Research indicam efeitos consistentes. Treinos com máquinas de resistência pneumática, como as da Keiser, reduzem em até 30% o risco de lesões musculares. Os autores também reportam ganhos em ações explosivas, como arranques, mudanças de direção e saltos dentro de campo.

O investimento, portanto, visa contrastar com clubes onde há ausência de tecnologia para monitorar cargas, o que leva a treinos desbalanceados e acúmulo de fadiga. Nesses casos, os atletas ficam mais suscetíveis a lesões. Assim sendo, de nada adiantaria em apenas focar em gastos elevados com contratações, já que isso poderia acarretar em prejuízo esportivo e financeiro, justamente por falta de suporte estrutural.

Enquanto investe em tecnologias para melhorar a performance, o Flamengo volta a pensar dentro de campo e se prepara para o próximo desafio. Líder do Brasileirão, o Rubro-Nego enfrenta o Juventude, em Caxias do Sul, no domingo (14 de setembro), às 16 horas (horário de Brasília). Depois, recebe o Estudiantes na quinta-feira (18 de setembro), às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã. Na sequência, enfrenta o Vasco, no domingo (21 de setembro), às 17h30 (horário de Brasília), também no estádio Mário Filho.

Redação

Recent Posts

Conmebol divulga áudio do VAR em lance polêmico da expulsão de Plata em Flamengo x Racing

A classificação do Flamengo à final da CONMEBOL Libertadores 2025, garantida após empate por 0…

34 minutos ago

Palmeiras ou LDU? Filipe Luís abre o jogo sobre preferência de adversário na final da Libertadores

Com a vaga assegurada na final da CONMEBOL Libertadores de 2025, o Flamengo aguarda o…

44 minutos ago

Bayern de Munique faz publicação direcionada ao Flamengo

O Bayern de Munique publicou, na noite de quarta-feira (29), uma mensagem parabenizando o Flamengo…

54 minutos ago

Vídeo: torcedor do Racing é flagrado fazendo gesto racista para torcida do Flamengo

Um torcedor do Racing protagonizou um episódio de racismo após o empate sem gols contra…

1 hora ago

Cria do Flamengo, Lucas Paquetá pode estar de saída do West Ham

Lucas Paquetá avalia a possibilidade de trocar o West Ham na janela de janeiro de…

1 hora ago

Imprensa internacional exalta Rossi e Filipe Luís após classificação do Flamengo na Libertadores

Mesmo com um jogador a menos desde os 10 minutos da etapa final, o Flamengo…

1 hora ago