Samir Xaud presidente CBF (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) segue em processo de revisão do calendário nacional para 2026. Entre as discussões, chegou a ser cogitada uma alteração no sistema de classificação para a Copa Libertadores, tema que movimentou bastidores nos últimos dias.
A proposta previa a exclusão dos clubes brasileiros da fase preliminar do torneio continental. Dessa forma, o Brasil passaria de sete para seis representantes, todos já com vaga direta na fase de grupos da Libertadores.
Com a mudança descartada, a entidade mantém o modelo atual, no qual cinco equipes garantem entrada direta e duas disputam a pré-Libertadores. A desistência ocorreu antes mesmo de uma formalização oficial da ideia.
Enquanto isso, a CBF prepara a divulgação oficial do calendário do futebol brasileiro de 2026. A apresentação está marcada para quarta-feira (01 de outubro), às 10 horas (horário de Brasília), em anúncio que deve detalhar alterações já discutidas publicamente.
Entre as mudanças esperadas está a redução das datas dos campeonatos estaduais, que passariam de 16 para 11. Além disso, a Copa do Brasil pode sofrer modificações estruturais, com mais fases em jogo único, inclusive a decisão, ou ainda formato de partidas únicas até as oitavas de final, com final em campo neutro.
Outras competições regionais também estão em pauta. A Copa do Nordeste e a Copa Verde podem ter ajustes em seus formatos, sendo que a segunda cogita incluir mais participantes. Já a Série D do Campeonato Brasileiro pode ser ampliada de 64 para 96 clubes, medida que aumentaria a participação de equipes de menor investimento.
Outra alteração analisada envolve a entrada de clubes da Série A em fases mais avançadas da Copa do Brasil, conforme já divulgado em colunas recentes. A decisão do torneio, por sua vez, deve novamente ocorrer após o término do Campeonato Brasileiro.
Recentemente, surgiram especulações de que Allan, volante do Flamengo, entrou no radar do Atlético-MG por…
O líder Flamengo recebe o Cruzeiro na quinta-feira (02 de outubro), no Maracanã, em confronto…
Clubes da Libra e da Liga Forte União ensaiam uma aproximação contra o Flamengo, após…
A discussão sobre se Arrascaeta é o maior estrangeiro do Brasileirão ganha força em meio…
Em grande fase, Arrascaeta foi importante novamente para o Flamengo. No domingo (28 de setembro),…
Nesta terça-feira (30 de setembro), Flamengo e Atlético-MG jogam pelas quartas do Brasileiro Sub-17. A…