Filipe Luís pelo Flamengo (Fotos: Gilvan de Souza/Flamengo)
A escalação de Jorge Carrascal como titular foi uma das principais surpresas do Flamengo na vitória por 1 a 0 sobre o Racing, na última quarta-feira (22), no Maracanã, pela partida de ida da semifinal da Conmebol Libertadores.
Após o jogo, o técnico Filipe Luís explicou de forma clara os motivos da decisão e apontou o papel tático do colombiano como fator decisivo no confronto.
“(O Carrascal) encaixava muito no plano de jogo do que eu pensava, onde poderíamos machucar a defesa do Racing e passava muito pela posição que ele estava ocupando no campo. E também pensando numa eventual troca no segundo tempo, para o Lino já pegar o lateral mais cansado, com o jogo mais aberto, eu acredito que funcionaria melhor com essa estratégia”, avaliou o treinador.
A escolha por Carrascal se baseou na ideia de explorar espaços entre as linhas do time argentino, principalmente no primeiro tempo.
Segundo Filipe Luís, a movimentação do meia nos corredores ofensivos foi planejada para desgastar o setor defensivo rival e abrir possibilidades de substituições com impacto no segundo tempo.
Na prática, o colombiano respondeu com boa atuação técnica e intensidade durante os 90 minutos. Além do gol marcado aos 42 minutos da etapa inicial, Carrascal participou das principais jogadas ofensivas do Flamengo e apresentou versatilidade ao flutuar entre diferentes posições do ataque.
A partida contra o Racing marcou a primeira vez que Carrascal começou como titular em um jogo de Libertadores com a camisa rubro-negra. Desde sua chegada, em julho, ele participou de 12 partidas, com dois gols e quatro assistências.
No jogo de quarta-feira, o meia iniciou a jogada do gol e finalizou com desvio em Rojo, após rebote da finalização de Bruno Henrique.
Com a vitória no Maracanã, o Flamengo joga pelo empate na próxima quarta-feira (29), às 21h30 (horário de Brasília), no Estádio El Cilindro, em Avellaneda. A equipe argentina precisa vencer por dois gols para avançar no tempo regulamentar. Caso vença por um, a definição será nos pênaltis.
O Racing lida com um problema médico após a derrota por 1 a 0 para…
A torcida do Flamengo protagonizou mais um momento marcante no Maracanã, na quarta-feira (22), ao…
Bruno Henrique entrou em campo aos 26 minutos do segundo tempo e teve participação direta…
Depois de deixar o campo imobilizado na semifinal contra o Racing, o atacante Pedro teve…
O zagueiro Sosa, capitão do Racing, terminou o revés para o Flamengo com o rosto…
O atacante André Luiz, ex-Flamengo, vive bom momento no futebol europeu e já atrai olhares…