Flamengo

Saída de zagueiro, preocupação com Ortíz e recado de rival: as últimas notícias do Flamengo

Um dia de novidades para o torcedor rubro-negro: o Flamengo confirmou a saída de Cleiton ao fim do contrato, abriu vantagem na semifinal da Libertadores ao bater o Racing no Maracanã e atualizou o quadro físico de peças importantes para a reta decisiva, enquanto o goleiro rival Facundo Cambeses tratou de projetar a volta em Avellaneda. A seguir, os principais pontos de cada tema.

Cleiton acerta pré-contrato com o Wolfsburg e deixa o Flamengo ao fim de 2025

O Flamengo confirmou que Cleiton, de 22 anos, assinou pré-contrato com o Wolfsburg. O zagueiro permanecerá no elenco rubro-negro até dezembro e se apresentará ao clube alemão em janeiro de 2026. De acordo com o jornalista Vene Casagrande, o vínculo na Alemanha será de quatro anos e meio.

Com poucas oportunidades sob o comando de Filipe Luís, Cleiton somou minutos esporádicos em 2025: duas partidas no Brasileirão (contra Atlético-MG e Bahia) e cinco jogos no Campeonato Carioca. Desde 2022, são sete atuações pelo profissional, um histórico que ajuda a explicar a busca por sequência em novo mercado.

O Wolfsburg trata a contratação como estratégica, especialmente diante da possibilidade de saída de Konstantinos Koulierakis, alvo de sondagens da Juventus. O ex-zagueiro Naldo teve papel relevante nas tratativas, e a Bertolucci Sports — que levou o ex-volante rubro-negro Vinicius Souza ao clube — representa o atleta.

Cleiton é canhoto, tem 1,94m, impõe-se nos duelos aéreos e apresenta boa saída de bola em passes curtos e médios. Como seu contrato com o Flamengo vai até 31 de dezembro de 2025, a transferência ocorrerá a custo zero para o Wolfsburg. Provavelmente sem o zagueiro entre os relacionados, o time de Filipe Luís visita o Fortaleza no sábado (25 de outubro), às 19h30 (de Brasília), pela 30ª rodada do Brasileirão.

Filipe Luís avalia vitória, quadro físico e papel do elenco antes da volta na Argentina

O Flamengo venceu o Racing por 1 a 0 no Maracanã, abriu vantagem na semifinal e agora decide a classificação na quarta-feira (29 de outubro), às 21h30 (de Brasília), em Avellaneda — joga pelo empate. Em coletiva, Filipe Luís explicou escolhas, atualizou o departamento médico e reforçou a importância do grupo: Léo Ortiz, que saiu com dores contra o Palmeiras no dia 19, ficou no banco; Pedro realizou exames e teve diagnosticada fratura estável na ulna, sem desvio, e será reavaliado; Samuel Lino entrou no segundo tempo e teve um gol anulado. Antes da viagem, o Rubro-Negro enfrenta o Fortaleza no sábado (25), às 19h30.

“Sinceramente, quando eu vi o Léo Ortiz sair do gramado (contra o Palmeiras) eu fui pessimista, pensei que ele não jogaria mais a temporada. Ter o Léo recuperado, com dor, mas no banco, é o maior presente que a gente podia ter tido pra essa reta final de temporada. Um jogador muito especial”

“O Pedro sofreu um chute no braço e agora foi fazer um exame no hospital pra ver o alcance dessa lesão, sendo um jogador que usa muito o braço para se proteger. Ele estava muito incomodado com isso”.

“A entrada do Lino foi muito importante, porque pegou um jogo mais aberto, onde o lateral não tinha ajuda. Para o jogador pode ser incômodo ir para o banco, mas eu não vejo dessa forma. Vejo que todos são importantes, todos jogam, em momentos diferentes da temporada vamos precisar de uns ou de outros. Importante que o Lino voltou a se sentir bem, teve um gol anulado, mas ganhou confiança. Nós precisamos muito dele, é um jogador muito importante pra mim.”

Cambeses exalta a torcida, lamenta gol e promete resposta do Racing em casa

No Maracanã, o Flamengo finalizou 19 vezes (oito no alvo) e venceu por 1 a 0 com gol de Carrascal aos 43 do segundo tempo, no rebote após defesa em chute de Bruno Henrique. Do outro lado, Facundo Cambeses fez cinco intervenções importantes e manteve o Racing vivo para a partida de volta; Samuel Lino ainda teve um gol anulado por impedimento. Os argentinos deram três chutes na noite.

Após o apito final, o goleiro valorizou o desempenho coletivo em um ambiente hostil, reconheceu a dureza do confronto e, apesar da frustração com o lance decisivo — que ele classificou como “sorte” do rival —, reforçou a confiança no apoio em Avellaneda. O reencontro será na quarta-feira (29), às 21h30 (de Brasília), no Estádio Presidente Perón, com transmissão da Globo: o Flamengo joga pelo empate; o Racing precisa vencer por dois ou mais gols para avançar — se ganhar por um, a decisão vai aos pênaltis.

“Agradeço a todos [os torcedores] que vieram aqui. Deixaram tudo, viajaram em um dia da semana e que é tão caro. Não pediria que não viajassem, são apaixonados. Mas peço que tenham fé, porque vamos nos dedicar.”

“Mas estou orgulhoso dos meus companheiros. Sabíamos que seria uma batalha, é uma final. O time tem muito caráter. Vamos reverter essa situação em Avellaneda. Com o apoio deles [torcedores] vamos ficar muito fortes.”

Redação

Recent Posts

Lesão de Pedro, pedido importante de Bruno Henrique e leilão do Maracanã: as últimas notícias do Flamengo

No giro de hoje: o Flamengo lida com a fratura no antebraço direito de Pedro…

21 minutos ago

A declaração de Gerson, ex-Flamengo, após marcar seu primeiro gol na Rússia

O Zenit goleou o Orenburg por 6 a 0 na Gazprom Arena. Pela última rodada…

36 minutos ago

Filipe Luís, do Flamengo, é sincero ao falar sobre partida de volta contra o Racing

O Flamengo abriu vantagem na semifinal da Libertadores ao vencer o Racing por 1 a…

51 minutos ago

A declaração de Agüero direcionada a Pedro, do Flamengo

Aposentado desde 2021 por problemas cardíacos, Sergio Agüero tem ampliado sua atuação como comentarista e…

1 hora ago

A declaração de Luiz Araújo após a vitória do Flamengo na Libertadores

O Flamengo deu um passo importante rumo à final da Libertadores ao vencer o Racing…

1 hora ago

Com lesão de Pedro, ele pode voltar a ter oportunidades com Filipe Luís no Flamengo

Nesta quinta-feira (23 de outubro), exames constataram fratura no antebraço direito de Pedro, e o…

2 horas ago