Clube de Regatas do Flamengo (Foto: Adriano Fontes/CRF)
Nesta terça-feira (28 de outubro), declarações de Claudio Borghi, campeão mundial em 1986, comparando o Flamengo ao Real Madrid, voltaram a pautar o debate. Em entrevista à ESPN, o ex-meia destacou a dimensão do clube na América do Sul.
O comentário ganha força às vésperas do duelo contra o Racing, que decide vaga no El Cilindro, em Avellaneda. A partida está marcada para quarta-feira (29 de outubro), às 21h30 (horário de Brasília). Tricampeão da Libertadores, o Flamengo lidera investimentos e encabeça os elencos mais caros do continente.
Sobre a identidade visual, Borghi ressaltou a facilidade de reconhecimento da camisa rubro-negra, sem deixar de citar rivais tradicionais do Brasil.
“Se sairmos do Brasil – e eu não quero desrespeitar o São Paulo, Palmeiras e Santos, que são grandes clubes – isso tem muito a ver com a camisa (do Flamengo), com as cores, com o escudo. Qualquer estrangeiro reconhece imediatamente, seja no Brasil ou quando alguém passa com a camisa do Flamengo por qualquer canto da América do Sul”.
Depois, o argentino explicou a comparação com o Real Madrid ao relacionar títulos, estilo de jogo, nome e história do clube carioca.
“Hoje, não sei como estão as diferentes torcidas brasileiras em relação à quantidade de torcedores, mas por títulos, forma de jogar, nome, história e por essa famosa camisa, acho que poderia ser como o Real Madrid. Só não sei se economicamente. É um dos times mais populares do mundo”.
Por fim, o campeão do mundo avaliou o respeito no continente e apontou uma diferença econômica entre brasileiros e um rival argentino.
“Não somente pelo futebol jogado, mas pelo poderio econômico. O restante dos times está muito longe do que estes dois times (Flamengo e Palmeiras) podem fazer. Quem mais se aproxima destes gastos importantes é o River Plate, que investiu muito dinheiro para um time argentino e não fez uma boa Libertadores ou no Argentino”.
O Atlético-MG anunciou, nesta terça-feira (28 de outubro), que deixará a Libra e retornará à…
Aclamado em solo europeu, o atacante Werton vem ganhando espaço e elogios na imprensa portuguesa…
Com a semifinal da Libertadores se aproximando, as atenções estão voltadas para o duelo entre…
Na noite de segunda-feira (27), Vanderlei Luxemburgo usou o programa Galvão e Amigos, na Band,…
Desde que chegou ao futebol brasileiro em 2015, Giorgian De Arrascaeta construiu uma trajetória de…
Nesta terça-feira (28 de outubro), o Atlético-MG anunciou que vai deixar a Libra e retornar…