Coletiva do técnico Filipe Luís (Foto: Reprodução/Youtube)
Após cinco partidas fora de ação, De La Cruz voltou a iniciar um jogo pelo Flamengo na vitória por 3 a 0 sobre o Sport, no sábado (1), no Maracanã, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. Uma atuação, aliás, que rendeu elogios do técnico Filipe Luís.
Substituindo Jorginho, lesionado, o meio-campista uruguaio teve desempenho enaltecido por torcedores, mas especialmente pelo técnico Filipe Luís, que destacou sua qualidade após uma sequência de treinos e jogos.
“Pelo meu conhecimento ele, com sequência de treinamentos, performa com nível de clube grande europeu. Várias coisas aconteceram antes do Mundial. Lesão no joelho, atuar no sacrifício e ele perdeu essa capacidade de somar treinos. Teve gripe depois. O Nico, com ritmo e bem treinado, é top. Ele se sentiu bem”, disse o treinador.
O uruguaio permaneceu em campo por 76 minutos e foi uma das figuras centrais da construção ofensiva do Flamengo, além de se destacar na proteção defensiva da intermediária.
Antes da atuação contra o Sport, De La Cruz havia ficado fora dos relacionados contra Botafogo, Palmeiras e Fortaleza. Além disso, não entrou em campo nos dois confrontos das semifinais da Libertadores contra o Racing.
Lesões e uma virose comprometeram sua continuidade no time durante o período. A última vez que o meio-campista havia sido titular havia ocorrido antes da Copa do Mundo de Clubes.
Desde então, participou de apenas nove dos 27 jogos do Flamengo, sendo cinco deles como titular.
A lesão muscular de Jorginho na coxa direita abriu espaço para que De La Cruz voltasse ao time. O volante titular deve retornar apenas na segunda quinzena de novembro, o que pode permitir ao uruguaio uma sequência maior de jogos.
Com isso, os próximos compromissos pelo Brasileirão serão decisivos para a reintegração plena do camisa 18 ao sistema tático rubro-negro.
Com De La Cruz novamente à disposição, o Flamengo enfrenta o São Paulo nesta quarta-feira (5), às 21h30, no Morumbis, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O Flamengo inicia 2026 com atenção redobrada à situação contratual de parte do elenco. Ao…
O Flamengo reafirmou sua força no futebol feminino de base ao conquistar, no sábado (20),…
Após uma temporada marcada por conquistas expressivas com a camisa do Flamengo, o atacante Juninho…
Vinícius Júnior encerra o ano em clima de tensão no Real Madrid. Apesar da vitória…
A despedida de Juninho marcou o fim de uma curta, mas simbólica trajetória do atacante…
A negociação entre Flamengo e Pumas resultou na primeira saída oficial do elenco rubro-negro campeão…