Flamengo

Racing recebe punição da Conmebol após partida contra o Flamengo

A Agência de Prevenção da Violência no Esporte (Aprevide) puniu o Racing após o uso massivo de pirotecnia no El Cilindro, no jogo de volta da semifinal da Libertadores contra o Flamengo, na quarta-feira (29 de outubro). Foguetes, bombas e sinalizadores atrasaram o início da partida, que terminou 0 a 0 e classificou o time carioca à final.

A penalidade determina o fechamento total do Estádio Presidente Perón por três jogos como mandante, em competições organizadas pela Associação do Futebol Argentino (AFA). Durante o período, o clube não poderá receber público em arquibancadas, cadeiras e camarotes.

A Aprevide registrou a justificativa da medida em documento oficial como “falta de organização para o controle de público e segurança.”.

Após os jogos com portões fechados, o Racing cumprirá restrições adicionais nas três primeiras partidas com torcida no El Cilindro. Nessas datas, estarão proibidos tambores, trombetas, bandeiras e outros elementos que exijam autorização prévia. Ao todo, serão seis partidas de punição, válidas para torneios locais da AFA.

Segundo a resolução, o clube descumpriu normas mesmo após alertas prévios da Aprevide e da Conmebol. O relatório cita o transporte e a distribuição de material pirotécnico nas arquibancadas, registrados por câmeras. As autoridades apreenderam 780 velas luminosas, 97 sinalizadores de luz e 672 sinalizadores coloridos.

Durante o espetáculo pirotécnico, o estádio chegou a ficar às escuras. Duas pessoas sofreram queimaduras leves e foram encaminhadas ao Hospital Fiorito, sem maior gravidade. A resolução também aponta reincidência, citando episódio semelhante nas semifinais da Copa Sul-Americana de 2024, contra o Corinthians.

O Racing pode recorrer da decisão. Segundo o texto oficial, a sanção deriva de “falta de organização no controle e vigilância”.

A medida tem efeito imediato e atinge o jogo contra o Defensa y Justicia, no sábado (08 de novembro), pela 15ª rodada do Campeonato Argentino. Ainda não há nenhuma informação oficialmente confirmada sobre eventual punição da Conmebol.

Redação

Recent Posts

Alex Sandro, Bruno Henrique, Cebolinha, Danilo e mais: jogadores em fim de contrato no Flamengo

O Flamengo inicia 2026 com atenção redobrada à situação contratual de parte do elenco. Ao…

14 horas ago

Flamengo atropela o Grêmio e conquista mais um título

O Flamengo reafirmou sua força no futebol feminino de base ao conquistar, no sábado (20),…

14 horas ago

Juninho se despede do Flamengo: “Vivi um sonho…”

Após uma temporada marcada por conquistas expressivas com a camisa do Flamengo, o atacante Juninho…

14 horas ago

Cria do Flamengo, Vini Jr tira foto do Real Madrid das redes sociais

Vinícius Júnior encerra o ano em clima de tensão no Real Madrid. Apesar da vitória…

15 horas ago

Flamengo se despede de Juninho, vendido ao Pumas: “As ruas jamais vão esquecer”

A despedida de Juninho marcou o fim de uma curta, mas simbólica trajetória do atacante…

15 horas ago

Ex-jogador do Flamengo é anunciado por novo clube

A negociação entre Flamengo e Pumas resultou na primeira saída oficial do elenco rubro-negro campeão…

15 horas ago