Thiago Silva chuta Bruno Henrique, mas arbitragem não marca pênalti (Foto: Reprodução/Premier)
A atuação do árbitro de vídeo no clássico entre Flamengo e Fluminense, disputado na quarta-feira (19 de novembro), foi tema de repercussão após a divulgação dos áudios oficiais da cabine pela CBF. A jogada em discussão envolveu o atacante Bruno Henrique, do Flamengo, e o zagueiro Thiago Silva, do Fluminense, em um possível lance de pênalti.
O momento aconteceu aos 10 minutos da segunda etapa, quando Bruno Henrique se antecipou ao defensor tricolor e caiu na área após um movimento de chute de Thiago Silva. Os atletas do Flamengo reclamaram com veemência, pedindo a penalidade máxima, mas o árbitro Davi de Oliveira Lacerda optou por seguir o jogo.
Na revisão do lance, o árbitro de vídeo Wagner Reway validou a decisão tomada em campo. Segundo ele, houve recuo do zagueiro no instante final da disputa, o que, em sua avaliação, retiraria o caráter faltoso da jogada.
“Ele vai fazer o movimento e retira, ele não chuta a perna”, disse Reway durante o diálogo com o árbitro de campo.
Posteriormente, ao observar uma nova imagem da jogada, o VAR reforçou sua análise anterior: “Está perfeito como você narrou, tá? Ele retira totalmente a perna e o jogador simula. Simula, não, exagera”.
A interpretação foi confirmada por Davi Lacerda, que já havia dito no momento da decisão: “Ele tira o pé, é canto, é canto”.
Apesar do contato entre os jogadores, a leitura da equipe de arbitragem foi de que não houve força suficiente ou intenção clara de cometer a infração. Por outro lado, torcedores se indignaram nas redes sociais e questionaram a não marcação de um lance claro de penalidade máxima. Veja o lance:
Atualmente, o Flamengo lidera o Campeonato Brasileiro com 71 pontos e volta a campo no sábado (22 de novembro), às 21h30 (horário de Brasília), contra o Bragantino no Maracanã. Já o Fluminense, buscando vaga direta na Libertadores, encara o Palmeiras no mesmo dia e horário.
A controvérsia do lance reforça o debate constante sobre o uso da tecnologia no futebol brasileiro, especialmente em lances interpretativos dentro da área. Afinal, mesmo com recursos de vídeo, as decisões continuam gerando diferentes leituras entre arbitragem, torcedores e especialistas.
A instabilidade defensiva passou a ser um dos principais desafios do Flamengo na reta final…
A Colômbia venceu a Austrália por 3 a 0, em amistoso no Citi Field, em…
Fluminense e Flamengo se enfrentam nesta quarta-feira (19 de novembro), às 21 horas e 30…
O Flamengo chega à final da Libertadores desfalcado de Pedro e Gonzalo Plata. Nesta quarta-feira…
Pedro teve lesão muscular na coxa esquerda confirmada por ressonância nesta quarta-feira (19 de novembro),…
Faltam 10 dias para Flamengo e Palmeiras decidirem a Libertadores, marcada para sábado (29 de…