O Flamengo segue na liderança do Campeonato Brasileiro, mesmo após a derrota para o Fluminense por 2 a 1, no Maracanã. Ainda assim, a equipe carioca ampliou suas chances de título e se consolidou como principal favorita nas projeções estatísticas após o encerramento da 34ª rodada.
Apesar do revés no clássico, o cenário ficou favorável ao time rubro-negro devido ao empate sem gols do Palmeiras diante do Vitória, no Allianz Parque. Com esse resultado, a equipe paulista viu sua probabilidade de título recuar de 33,39% para 27,87%, enquanto o Flamengo elevou seu índice de 65,44% para 69,71%, de acordo com os cálculos apresentados pelo projeto Gato Mestre.
As análises são realizadas com base em um modelo estatístico desenvolvido pelo economista Bruno Imaizumi. A metodologia considera aspectos como expectativa de gol (xG), desempenho ofensivo e defensivo das equipes e simulações por meio do método de Monte Carlo. Ao ‘ge’, ele explicou como funcionam os cálculos.
“As chances do Flamengo aumentam, pois o cenário não muda para o Palmeiras ser líder: precisaria de uma vitória na rodada e ao mesmo tempo um empate do Flamengo. E agora tem uma rodada a menos para que isso aconteça”, explicou Bruno Imaizumi, reforçando a dificuldade do Alviverde em alcançar a equipe carioca.
Os números da UFMG, atualizados na quarta-feira (19 de novembro), também confirmam a liderança do Flamengo no cenário de probabilidades. Segundo o site Probabilidades no Futebol, o clube da Gávea possui 67,4% de chances de conquistar o título, seguido por Palmeiras (29,2%) e Cruzeiro (3,5%).
A projeção estatística é dinâmica e pode ser ajustada a cada rodada, de acordo com os novos resultados e confrontos futuros. Entretanto, com menos partidas restantes, a margem de recuperação para adversários diretos se estreita significativamente.
O Flamengo permanece com dois pontos de vantagem sobre o Palmeiras, e restam apenas quatro rodadas para o fim da competição. Pela 35ª rodada, marcada para sábado (22 de novembro), às 21h30 (horário de Brasília), o Rubro-Negro recebe o Bragantino no Maracanã, enquanto o Palmeiras terá pela frente o Fluminense, novamente no Allianz Parque.
Desde 2020, quando foi contratado pelo Flamengo, Pedro se tornou um dos nomes mais importantes…
Pedro enfrenta incerteza sobre sua presença na decisão da Libertadores, marcada para quarta-feira (29 de…
Com passagem marcada por altos e baixos no Flamengo, o zagueiro Pablo está perto de…
A sequência de partidas recentes do Flamengo pelo Brasileirão expôs uma fragilidade defensiva que tirou…
Mesmo após a derrota no clássico contra o Fluminense, o Flamengo se manteve na liderança…
A derrota do Flamengo no clássico contra o Fluminense, por 2 a 1, na noite…