Jorge Jesus e Filipe Luís criaram um forte vínculo no Flamengo (Foto: Alexandre Vidal/CRF)
Um fim de semana movimentado trouxe boas notícias ao torcedor rubro-negro: Everton Cebolinha recuperou terreno e foi titular com destaque, Léo Pereira falou sobre sua boa fase, e, fora do Brasil, Jorge Jesus emendou recorde com o Al-Nassr em um simbólico 23 de novembro.
A seguir, os pontos-chave que ajudam a entender o momento do Flamengo e de personagens ligados ao clube.
Recuperado de lesão no músculo do quadril e após um período de recondicionamento, Everton Cebolinha saiu do banco em três jogos (Santos, Sport e Fluminense) até retomar a condição de titular contra o RB Bragantino. Com 1.400 minutos em 37 participações na temporada, o atacante se recoloca como opção importante de desequilíbrio no um contra um, finalização de média distância e cruzamentos.
“Jogou bem, deu muita fluidez ao ataque. Esse um contra um dele foi incisivo em cima do lateral-direito. Entendeu muito bem o momento de acelerar e não perder a bola. É um cara que chuta de fora da área, tem bom cruzamento, voltou a recuperar sensações como titular, porque vinha há tempo sem ser titular”, disse Filipe Luís.
No Maracanã, na vitória por 3 a 0 sobre o Bragantino, Cebolinha atuou por 74 minutos, criou duas chances claras, finalizou três vezes e registrou 77% de acerto nos passes. Em jogada individual pela esquerda, o cruzamento do atacante originou o pênalti convertido por Jorginho, coroando uma atuação de alto volume ofensivo.
Com o camisa 11 novamente em alta rotação, o Flamengo vira a chave para compromissos decisivos: encara o Atlético-MG na Arena MRV, nesta terça-feira (25), às 21h30, e tem pela frente a final da Libertadores no sábado (29). A tendência é de que Cebolinha siga como peça de velocidade e profundidade no desenho de Filipe Luís.
Além da solidez defensiva, Léo Pereira transformou a bola parada do Flamengo em arma recorrente em 2025. O zagueiro soma cinco gols na temporada e atribui a evolução a um trabalho específico de treino e preparação mental, que o mantém atento a cenários decisivos dentro da área adversária.
“Mentalização diária de que tenho que estar preparado para qualquer cenário na partida. Sou cobrado por evitar gols, mas sabemos que podemos agregar lá na frente. Também tem sido um trabalho diário. Sabemos que hoje em dia o futebol, muito mais pegado, tem todo detalhe muito importante”.
“Uma bola parada, um escanteio. Tenho me preparado e tem dado certo. Cinco gols são poucos gols, mas para um zagueiro são muitos. Tenho tentado ajudar a equipe”.
Dos cinco gols, quatro saíram no Brasileirão — diante de Internacional, Bragantino, Mirassol e Santos — e um na Libertadores, contra o Deportivo Táchira, em duelo determinante para a classificação ao mata-mata. Em 57 partidas no ano, Léo figura entre os mais utilizados por Filipe Luís, ao lado de Rossi, Luiz Araújo e Léo Ortiz, reforçando sua importância técnica e de liderança.
No futebol saudita, Jorge Jesus quebrou o recorde de vitórias consecutivas do Al-Nassr ao bater o Al-Khaleej por 4 a 1, mantendo 100% de aproveitamento nas nove primeiras rodadas do campeonato. O triunfo teve um ingrediente especial: um golaço de bicicleta de Cristiano Ronaldo, que liderou mais uma exibição dominante da equipe.
“Tenho grandes memórias do 23 de novembro. Traz-me memórias especiais, porque marca o dia em que venci o título da Libertadores com o Flamengo. Coincidiu com esta vitória do Al-Nassr. É uma alegria que vale por dois”.
A data de 23 de novembro volta a ligar o técnico ao Flamengo, referência ao bicampeonato da Libertadores conquistado em Lima. O paralelo reforça a marca de JJ como um treinador que potencializa elencos estrelados e encontra regularidade em momentos-chave da temporada.
“Marcou um gol maravilhoso, parecido com aquele que marcou pela Juventus. A contribuição dele é constante, dentro e fora de campo”.
O Internacional vai enfrentar o Santos, na noite desta segunda-feira, em partida válida pelo Campeonato…
O confronto entre Flamengo e Atlético-MG, nesta terça-feira (25), às 21h30, na Arena MRV, ganhou…
O Flamengo conheceu nesta segunda-feira (24) o caminho em busca do 40º título do Campeonato…
O Flamengo informou, nesta segunda-feira (24), que o zagueiro Léo Ortiz e o atacante Pedro…
Matías Viña segue sem espaço no elenco do Flamengo e ficou novamente fora da lista…
A três rodadas do fim do Campeonato Brasileiro, o Flamengo de Filipe Luís não está…