Foto: Adriano Fontes/Flamengo
Com o título do Campeonato Brasileiro assegurado após a vitória sobre o Ceará por 1 a 0, no Maracanã, o Flamengo usou suas redes sociais para provocar o Palmeiras, que havia sido derrotado pelo próprio Rubro-Negro na final da Libertadores quatro dias antes. A ação do clube carioca repercutiu amplamente entre os torcedores, especialmente pela criatividade do conteúdo compartilhado.
A publicação, feita no perfil oficial do Flamengo na plataforma X (antigo Twitter), trouxe um vídeo com porcos — animal associado ao mascote do Palmeiras — caindo de um sofá. Na legenda, foi incluído um emoji de nariz, remetendo ao termo “cheirinho”, além da frase “Vice de novo”, em alusão às duas derrotas seguidas do clube paulista para o Flamengo, tanto na decisão continental quanto no Brasileirão.
Anteriormente, o Palmeiras havia vencido o Atlético-MG por 3 a 0 e dependia de um tropeço do Flamengo para manter vivas as chances de título. Com a vitória rubro-negra, a conquista nacional foi confirmada, e a provocação veio como resposta direta também a uma antiga publicação do Palmeiras, que mostrava a tabela do campeonato “100% atualizada”.
Contudo, apesar da provocação, a posição de vice-campeão do Palmeiras ainda não estava matematicamente garantida até a rodada seguinte. O Cruzeiro, que ainda tinha dois jogos a disputar, seguia com chances remotas de ultrapassar o clube paulista na tabela do campeonato.
Além das indiretas ao Palmeiras, o Flamengo também mirou o Botafogo. Em outro post, usou a frase “Pegamos. As taças estão em seu devido lugar. Nossa casa!”, fazendo referência a uma declaração do empresário John Textor, dono da SAF botafoguense, feita no início da temporada. Na ocasião, Textor afirmou que o Botafogo estava “no topo da montanha” e desafiou os adversários a superá-lo.
Com o gol de Samuel Lino diante do Ceará, o Flamengo alcançou seu nono título brasileiro. O triunfo veio logo após a conquista da Libertadores, consolidando uma sequência vitoriosa na temporada. O clube encerrará sua participação no torneio nacional contra o Mirassol, no domingo (07), com uma equipe alternativa, já que embarca em seguida para o Catar, onde disputará a Copa Intercontinental.
Por fim, as provocações refletiram o clima de euforia entre os torcedores e dirigentes rubro-negros, que celebram uma temporada marcada por conquistas importantes e domínio em competições de expressão. Embora os alvos da ironia tenham preferido não se manifestar, a movimentação nas redes manteve o clima de rivalidade aceso na reta final do calendário do futebol brasileiro.
Após a conquista da Copa Libertadores da América no sábado (29), o Flamengo celebrou o…
Com o título do Campeonato Brasileiro assegurado na quarta-feira (03), o Flamengo agora volta suas…
Filipe Luís manifestou publicamente o desejo de permanecer no Flamengo após a conquista do Campeonato…
A recuperação física de Pedro tem sido uma das principais preocupações do Flamengo às vésperas…
Bruno Henrique, um dos nomes mais emblemáticos do elenco rubro-negro desde 2019, está próximo de…
Titular absoluto do Santos, o goleiro Gabriel Brazão voltou a despertar o interesse do Flamengo.…