O São Paulo atualizou a situação do volante Luiz Gustavo nesta terça-feira (16). Recuperado de um tromboembolismo pulmonar, ele está autorizado a retomar atividades sem restrições a partir do fim de semana, segundo as informações divulgadas.
O jogador de 38 anos teve a liberação após passar por consulta com um médico especialista na segunda-feira (15). Além disso, o processo de retirada da medicação anticoagulante termina no sábado (20), quando ele fica liberado para todos os trabalhos.
Luiz Gustavo já treinava com os companheiros desde a última semana, mas ainda com restrição de impacto. Sendo assim, a partir de sábado (20), não haverá limitação para os exercícios no CT da Barra Funda.
Desfalque de longa data
O atleta não entra em campo desde a vitória por 1 a 0 sobre o Talleres, na estreia do clube na Conmebol Libertadores, no dia 02 de abril. Vale destacar, porém, que o retorno aos jogos dependerá da evolução de suas condições físicas.
Luiz apresentou dores na região torácica no dia 05 de abril, às vésperas da da viagem para Belo Horizonte, onde o São Paulo enfrentaria o Atlético pelo Campeonato Brasileiro.
O departamento médico, então, logo o encaminhou ao Hospital Albert Einstein, onde os exames detectaram o tromboembolismo pulmonar. Ele ficou internado por três dias e recebeu alta no dia 08.
Recondicionamento no São Paulo
O atleta ficou sem realizar atividades físicas até 17 de junho, quando iniciou o recondicionamento no CT. Depois, em 25 de julho, fez o primeiro trabalho com o elenco, mas ainda sem qualquer contato físico, e complementou com exercícios de força.
Já na última segunda-feira (15), o volante realizou angiotomografia computadorizada de tórax e teste de exercícios cardiopulmonar no Hospital Albert Einstein. Os exames validaram o protocolo e possibilitaram o retorno às atividades normais.