Após a vitória por 2 a 1 sobre o Bahia, na segunda-feira (15 de setembro), o Cruzeiro volta as atenções ao duelo com o RB Bragantino, no Mineirão, no domingo (21 de setembro), pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. Vice-líder com 47 pontos, o time celeste recebe a equipe paulista, oitava colocada com 31.
Já Leonardo Jardim terá novamente à disposição o volante Lucas Silva, que cumpriu suspensão automática e não atuou em Salvador. Matheus Henrique assumiu a vaga e foi eleito o melhor em campo pela equipe da Itatiaia. Entretanto, Lucas Silva segue como uma das referências técnicas e de liderança.
Além disso, o capitão vive fase destacada sob o comando de Jardim. Ele começou 2025 com poucas chances com Fernando Diniz, mas ganhou protagonismo após a troca no comando. Na temporada, soma 34 jogos (24 como titular), um gol e duas assistências.
Por outro lado, o meio-campista Eduardo cumprirá o último jogo da suspensão imposta pelo Pleno do STJD, decorrente da expulsão contra o Vitória no primeiro turno. O lateral-direito Fagner está em recuperação de fratura na fíbula da perna direita; ainda não há nenhuma informação oficialmente confirmada sobre sua disponibilidade.
Enquanto isso, o RB Bragantino se reapresentou na terça-feira (16 de setembro), após o empate por 1 a 1 com o Sport, e direciona o foco para Belo Horizonte. O técnico Fernando Seabra lida com várias ausências no departamento médico.
Segundo o clube, estão em tratamento Eduardo (tornozelo esquerdo), Isidro Pitta (coxa esquerda), Bruno Praxedes (coxa direita), Davi Gomes (ligamento colateral medial do joelho direito) e Juninho Capixaba (ligamento colateral medial do joelho esquerdo). Já Agustín Sant’Anna e Thiago Borbas realizaram trabalhos de transição física na terça-feira (16 de setembro); ainda não há nenhuma informação oficialmente confirmada sobre liberação.
Por fim, seis atletas do Bragantino viajam pendurados com dois cartões amarelos: Andres Hurtado, Guzmán, Guilherme, Nathan Mendes, Sergio Palacios e Vinicinho. Depois do Cruzeiro, o time receberá o Santos no domingo (28 de setembro).
Além do campo, Lucas Silva receberá o título de cidadão honorário de Belo Horizonte nesta quarta-feira (17 de setembro), na Câmara Municipal. A homenagem é iniciativa do vereador Pablo Almeida (PL-MG) e reconhece o volante, cria das categorias de base, autor de 302 jogos e multicampeão pelo clube.