Vasco e Flamengo se enfrentam neste domingo, às 17h30 (horário de Brasília), no Maracanã, pela 24ª rodada do Brasileirão. O duelo vem com um tabu: o Vasco não vence o rival na liga desde 2015.
Na última vitória cruzmaltina sobre o Rubr-Negro, no Brasileirão, em 27 de setembro de 2015, o Vasco virou para 2 a 1. Na ocasião, Emerson Sheik abriu o placar após assistência de Guerrero. Rodrigo empatou em cobrança de falta, e Nenê decidiu de pênalti após toque de mão de Jorge.
A última vitória do Vasco sobre o Flamengo, em números gerais, tem mais de dois anos: foi em 5 de março de 2023. Na época, Puma Rodríguez foi o herói da partida, marcando o gol da vitória por 1 a 0. O duelo em questão foi válido pelo Campeonato Carioca, e o gol de Pumita foi marcado aos 48 minutos.
Dois anos depois, Pumita segue no elenco cruzmaltino, mas tem futuro indefinido, visto que sua permanência não está garantida para 2026. O contrato de Puma vai até o fim deste ano, e as partes já conversam para renovar. O jogador, no entanto, está livre para assinar pré-contrato com qualquer outra equipe, caso não continue no Vasco.
Quando decidiu o clássico de 2023, Puma era titular da direita. Depois, Paulo Henrique assumiu a posição. Ainda assim, o uruguaio atuou como reserva na lateral esquerda e, por vezes, no ataque. No ano passado, com Rafael Paiva, ele chegou a jogar como ponta após as lesões de Adson e David.
Na atual temporada, ele voltou à reserva e teve menos uso. Com Fernando Diniz, ganhou chances quando o titular se ausentou ou na improvisação à esquerda. Lucas Piton está no departamento médico, e Diniz utilizou Puma contra Ceará e Atlético-MG, em São Januário, e no segundo tempo da classificação sobre o Botafogo, no Nilton Santos, pela Copa do Brasil.
Puma disputou 103 jogos oficiais pelo Vasco, com sete gols e oito assistências desde o início de 2023. O clube o contratou há dois anos, após destaque no Nacional, do Uruguai.
De acordo com o ‘GE’, o Vasco hesita na renovação porque o uruguaio é reserva de Paulo Henrique, apesar do patamar salarial, avaliado como ‘salário de titular’. Puma também estaria demonstrando reticência com a minutagem.
A Copa do Mundo ocorrerá no meio de 2026, e ele gostaria de jogar mais no próximo ano. Além disso, seus empresários aguardam do Vasco um projeto esportivo mais interessante e uma valorização financeira.