O Grêmio venceu um dos clássicos contra o Inter de maior tensão dos últimos anos no Beira-Rio, na noite do último domingo (21).De virada, o Tricolor superou o arquirrival por 3 a 2 pela 24ª rodada do Brasileirão, em um duelo marcado pelas polêmicas da equipe de arbitragem de Marcelo de Lima Henrique.
A repercussão das polêmicas de arbitragem foi imediata, e André Rizek, apresentador no SporTV, definiu o resultado tricolor como a “grande vitória da rodada”. A consagração também leva em consideração o erro do árbitro, na visão do jornalista, em assinalar o primeiro pênalti colorado da noite.
O clássico ainda teve três penalidades a favor do Colorado e, na reta final, Alan Patrick acertou a trave. O resultado derrubou o técnico colorado Roger Machado, agora sem clube.
A opinião do jornalista
Rizek usou as redes sociais para sintetizar sua avaliação sobre o Gre-Nal disputado no Beira-Rio.
“Grêmio tem que comemorar muito, mesmo. É a grande vitória da rodada – até aqui, faltam dois jogos. Da maneira como foi o jogo, na casa do rival, arbitragem bem polêmica – primeiro pênalti não foi NADA. Gigante hoje foi o Grêmio”, escreveu.
Críticas à arbitragem do Gre-Nal
Do lado gremista, o presidente Alberto Guerra também atacou a arbitragem. Segundo ele, houve contato com Rodrigo Cintra, chefe da comissão da CBF, e o Grêmio foi “operado” em campo.
“A gente espera que as coisas melhorem e que a gente tenha um grande produto para vendermos. Esse é o maior clássico do Brasil, mas o que vimos hoje foi um absurdo. No primeiro turno, já era para ter sido vitória contra eles. Precisava vir aqui falar em nome da nossa imensa torcida”, protestou.
No lance mais discutido, Bernabei caiu após carrinho por trás de Noriega aos 14 minutos. Em campo, não houve marcação. Entretanto, após revisão do VAR, o árbitro assinalou a penalidade. Alan Patrick converteu dois pênaltis, e o volante Arthur foi expulso no segundo tempo.
Na reta final, saiu o terceiro pênalti para o Inter. Alan Patrick cobrou e acertou o pé esquerdo da trave; no rebote, Borré mandou para fora.
O Grêmio recebe o Botafogo na Arena, nesta quarta-feira, às 19h30 (horário de Brasília), em jogo adiado do primeiro turno. O desfalque certo é o volante Arthur, expulso no segundo tempo do clássico.