A 24ª rodada do Campeonato Brasileiro foi favorável ao Cruzeiro. Isso porque a equipe venceu o Bragantino por 2 a 1 no Mineirão, e viu o líder Flamengo tropeçar e empatar por 1 a 1 com o Vasco, no Maracanã. Assim, a diferença entre os times caiu para apenas um ponto: 51 a 50. O Fla, no entanto, tem um jogo a menos (23, contra 24 da Raposa). O Palmeiras, na terceira posição, tem 49 pontos em 22 jogos.
Segundo o Departamento de Matemática da UFMG, a Raposa subiu de 18,9% para 23,8% de chances de título. Já o Flamengo recuou de 46,3% para 32,6%. O Palmeiras, que goleou o Fortaleza por 4 a 1 no Allianz Parque, passou a 40,3%.
No domingo (21), 35.726 torcedores estiveram no Mineirão e entoaram o canto ‘O campeão voltou’. Porém, o técnico Leonardo Jardim manteve o discurso de foco na classificação à Libertadores, evitando tratar o time como candidato ao título.
“Isso é muito bonito de se falar (que o Cruzeiro briga pelo título), mas hoje (domingo, 21 de setembro) se não tivéssemos tido a capacidade de ganhar do Bragantino, todos iam questionar se tínhamos condições de ficar entre os primeiros quatro. Isto é muito claro no futebol. Por isso não podemos alterar o nosso projeto. Fui contratado para um projeto e para desenvolver uma ideia com objetivos. Não posso chegar aqui e dizer ‘Agora o objetivo trocou’ e se depois perder um jogo, dizer ‘Agora o objetivo já é para trás’”.
Depois do jogo, o capitão Lucas Silva reforçou a mesma linha na zona mista. Segundo ele, o elenco prioriza o G4 antes de mirar objetivos maiores.
“Foi algo que o Cássio frisou muito quando fechamos no fim do jogo, no vestiário. Nossa briga é pelo G4, e o que acontecer além disso a gente está preparado, a gente tem buscado. Mas nossa meta é cravar primeiro a Libertadores. Aí sim, com pé no chão, a gente briga por algo a mais”.
Por falar em G-4, o departamento também avaliou os números para a classificação para a Libertadores de 2026, com a probabilidade do Cruzeiro sendo de 99,83%. O Flamengo tem 99,89%, enquanto o Palmeiras registra 99,83%. Além disso, o Mirassol aparece com 92,6% na projeção da UFMG.