O Shakhtar Donetsk venceu o Zorya por 1 a 0, nesta segunda-feira (22 de setembro), pelo Campeonato Ucraniano. O meia Isaque, ex-Fluminense, marcou seu primeiro gol pelo clube. Com o resultado, a equipe ficou na segunda colocação.
A vitória levou o Shakhtar aos 14 pontos, mesma pontuação do líder Dynamo Kiev. As duas equipes disputaram seis partidas até aqui, o que mantém a disputa equilibrada no topo da tabela.
O gol saiu aos 42 minutos do segundo tempo, em chute de longa distância do brasileiro. Luca Meirelles, vendido pelo Santos em agosto, deu a assistência no lance decisivo que definiu o placar.
Isaque já havia feito sua estreia pelo clube ucraniano e entrou novamente no segundo tempo nesta segunda-feira (22 de setembro). Ele deixou o banco de reservas para decidir o jogo com o arremate de fora da área.
Revelado pelo Fluminense, Isaque foi negociado em agosto por 12 milhões de euros (R$ 76,1 milhões), sendo 10 milhões de euros fixos (R$ 63,4 milhões). O acordo foi fechado após tratativas envolvendo clube, atleta e empresários.
Entretanto, o Tricolor manteve 10% dos direitos em uma futura transferência do meia. O atleta e seus representantes aceitaram reduzir a fatia a que tinham direito, de 15% para 6%, para viabilizar a operação.
Na ocasião, o estafe também diminuiu a exclusividade na venda, de 10% para 7%. Antes de sair, Isaque havia sido promovido ao elenco profissional na reta final do Brasileirão de 2024 e disputou 11 jogos.
Além das repercussões esportivas, o clube ucraniano registrou a jogada nas redes sociais oficiais. Por fim, Luca Meirelles, recém-chegado ao Shakhtar, foi o responsável pelo passe que antecedeu o chute do compatriota.