O Corinthians se reuniu com executivos da Caixa Econômica Federal na segunda-feira (22) para tratar da renegociação dos juros do financiamento da Neo Química Arena, com débito estimado em R$ 675,2 milhões. Embora não haja oferta em mesa, a diretoria estuda uma mudança de modelo de variação do IPCA.
Segundo o site ‘Meu Timão’, o clube propôs substituir o modelo atual, que aplica Selic +2%, por um indexador atrelado ao IPCA. A avaliação interna é de que as condições vigentes pesam no caixa diante do nível de juros do mercado.
Não há uma proposta formal na mesa; as conversas estão em estágio inicial. Contudo, nos bastidores, há quem defenda a suspensão temporária dos repasses como forma de pressão à renegociação com a Caixa. Essa ideia é sustentada por conselheiros próximos ao presidente Osmar Stabile.
Em contrapartida, não se trata de uma ideia com consenso no clube, então não deve ganhar força.
Ações e posicionamento do Corinthians
Em coletiva no Parque São Jorge no início deste mês, o presidente do Conselho Deliberativo, Romeu Tuma Júnior, sugeriu publicamente a paralisação dos pagamentos.
“Temos que resolver o problema do estádio na Caixa, temos que resolver isso. Temos que trocar o fundo que está administrando o problema todo. Sou presidente do Conselho, não mando nada. Acho que o Corinthians tem que resolver o problema na Caixa. Se não, para de pagar, para de pagar o estádio”, e completou:
“Vai pagar as dívidas que temos que são mais urgentes para evitar bloqueio. Para de pagar, acabou. Começa por aí. Temos que buscar uma solução, não temos dinheiro. Acabou, abraço”, declarou.
A Gaviões da Fiel, responsável pela campanha Doe Arena, informou no domingo (21) o pagamento da 178ª parcela do financiamento. Já a vaquinha, lançada em novembro passado, arrecadou R$ 40.942.246,13 até o momento.
Apesar das pressões internas, a diretoria mantém o canal de diálogo com a Caixa e não pretende avançar sem o aval do banco. Ainda assim, ainda não há uma proposta concreta apresentada e ainda não há nenhuma informação oficialmente confirmada.
