Com Flamengo, Cruzeiro e Palmeiras duelando ponto a ponto, a disputa pelo título do Brasileirão tem dividido cada vez mais opiniões entre analistas e protagonistas da mídia esportiva. O debate voltou a ganhar força nessa segunda-feira (21) durante o programa ‘Galvão e Amigos’, da Band.
Além do apresentador, a atração ainda conta com Vanderlei Luxemburgo e Walter Casagrande na bancada fixa do programa. E foi justamente o ex-técnico quem apostou em um “benefício” para Raposa na disputa direta contra cariocas e paulistas.
“A grande vantagem que o Cruzeiro tem no Brasileirão é que ele não precisa trocar o time. Ele mantém o time e está fresco porque treinou a semana inteira, enquanto os outros estão se desgastando. Eu sou muito contra ‘poupar’ time em jogos decisivos, tem que ter o time que acredita ser o melhor”, pontuou.
Segundo ele, a manutenção de uma base titular reforça o desempenho e a competitividade interna do elenco.
“O elenco pode ser todo muito bom, mas tem que ter uma equipe titular para ter disputa interna. Isso e o crescimento de quem está jogando, pois sabe que tem alguém incomodando. O Cruzeiro leva uma grande vantagem na disputa do Brasileirão, é um clube forte, tem poder, o treinador e os jogadores estão muito dentro da competição”, apostou.
Versão rebatida por Casagrande
Embora saiba que o privilégio do descanso contribua, o ex-jogador entende que a tabela favorece Flamengo e Palmeiras.
“O Cruzeiro tem dois jogos a mais que o Palmeiras e um a mais que o Flamengo, e o confronto direto com os dois é fora de casa, porque ele ganhou as duas em casa… Eu acho que o Cruzeiro está jogando muito, mas acho que ter que fazer dois confrontos diretos fora, e seguidos, joga num domingo com um e no seguinte com outro…”, rebateu.
Probabilidades de título
As probabilidades atualizadas pela UFMG mudaram o cenário após a 24ª rodada. Depois de vencer o Red Bull Bragantino por 2 a 1 no domingo (21), o Cruzeiro subiu de 18,9% para 23,8% de chances de título.
Já o Flamengo caiu para 32,6% após empatar por 1 a 1 com o Vasco, enquanto o Palmeiras lidera as projeções com 40,3%.
Ainda assim, o Cruzeiro tem mais jogos disputados que os rivais; os confrontos diretos com Flamengo e Palmeiras no segundo turno serão fora de casa. O próximo jogo celeste está marcado para sábado (27), contra o Vasco em São Januário, às 18h30.
Leo Jardim muda foco
Apesar da boa fase e da empolgação celeste, o técnico manteve os pés no chão ao avaliar os concorrentes e objetivos do grupo na competição.
“Temos os objetivos bem claros. Vamos andar atrás destes. O G4 é o primeiro, o segundo, o terceiro e o quarto. A gente tem este momento que está em segundo, porque temos mais jogos do que os adversários diretos. Se eles ganharem os jogos, vamos passar para terceiro. Mas o importante é que a gente vá cumprindo aquilo que é o nosso objetivo”, disse.