Para além das evidentes limitações, o Grêmio ainda tem sofrido para superar um rival nacional: o calendário. Após vencer o Gre-Nal no último domingo, o Tricolor já retorna aos gramados nesta quarta-feira (24) para receber o Botafogo na Arena, às 19h30. O contexto, porém, é preocupante.
A proximidade entre as partidas e o desgaste físico dos atletas preocupam a comissão técnica internamente. Segundo a programação, o grupo realizou o único treino tático na tarde dessa terça-feira (23), no CT Luiz Carvalho, antes do embate.
A atividade serviu para ajustar setores afetados por dores musculares e suspensões, afinal o calendário aperta. O centroavante Carlos Vinicius, por exemplo, saiu do clássico com dores musculares — embora o exame não tenha constatado lesão.
Contudo, dentro do contexto, ele pode ser um dos desfalques diante do Botafogo; ainda não há nenhuma informação oficialmente confirmada.
Preocupações do Grêmio
O volante Cuéllar também relatou dores e precisou passar por reavaliação médica na terça-feira (23). Neste cenário, o clube também trabalha com a possibilidade de poupá-lo para o confronto. Arthur, por sua vez, é desfalque certo por suspensão.
Já o lateral-direito Marcos Rocha, de 35 anos, será avaliado até os últimos momentos antes do jogo. Caso não tenha condições, João Pedro pode assumir a posição. Além disso, Kannemann retorna após cumprir suspensão.
Com base nas indicações internas, a provável escalação tricolor para enfrentar o Botafogo é: Tiago Volpi; Marcos Rocha (ou João Pedro), Noriega, Kannemann e Marlon; Dodi, Alex Santana, Pavon, Edenilson e Willian; André Henrique.
No ataque, André Henrique entrou no Gre-Nal, marcou um gol e deu uma assistência. Willian atuou por cerca de uma hora no clássico e está entre as opções do setor.
Até a comissão técnica terá baixas. O técnico Mano Menezes está suspenso pelo terceiro cartão amarelo, e o auxiliar Sidnei Lobo foi expulso no Gre-Nal 448.
O segundo auxiliar, Thiago Kosloski, precisou pedir liberação da Seleção sub-20 para comandar o time. Com o resultado do clássico, o Grêmio chegou a 28 pontos e ocupa o 12º lugar.