O Vitória anunciou, nesta quarta-feira (24), Jair Ventura como novo treinador. Aos 46 anos, o técnico deixou o Avaí em meio à Série B para substituir Rodrigo Chagas à frente da comissão técnica do clube.
As partes firmaram um acordo curto, com vigência até o fim da temporada — devido também ao contexto do clube. Jair chega com a principal e árdua missão de salvar o clube do rebaixamento: no momento, figura na 17ª colocação, com 22 pontos.
Essa é a quarta troca no comando do Rubro-Negro em 2025. O time começou com Thiago Carpini, passou por Fábio Carille e, por fim, esteve sob Rodrigo Chagas. Chagas assumiu após triunfo sobre o Atlético-MG na 22ª rodada.
A nova formação no Vitória
Chagas retorna ao cargo de auxiliar técnico depois da efetivação há 20 dias. Nas duas últimas partidas, o Leão perdeu por 2 a 0 para o Fortaleza e por 1 a 0 diante do Fluminense – culminando na urgência para contratação de um novo técnico. Antes da promoção, ele comandava a equipe sub-20.
Jair Ventura, por sua vez, chega a Salvador acompanhado do auxiliar Emílio Faro e do analista de desempenho Antônio Macêdo. A comissão técnica segue com Cléber dos Santos, Juninho Nogueira e o próprio Chagas.
Atualmente, o Avaí ocupa a 11ª posição da Série B, com 37 pontos, seis atrás do G-4. Com Jair, a equipe chegou a ficar a dois pontos da zona de acesso na 21ª rodada e permaneceu perto do G-4 até a metade da competição.
A trajetória de Jair Ventura
O treinador estava no Avaí desde março e tinha contrato até novembro de 2025. Já sua trajetória começou como auxiliar no Botafogo em 2009 – sete anos antes de se tornar técnico.
Filho do ex-atacante Jairzinho, Jair se tornou técnico em 206 e dirigiu clubes como CSA, Botafogo, Santos, Corinthians, Sport, Chapecoense, Juventude, Atlético-GO e Avaí.
No Atlético-GO, aliás, fez um de seus melhores trabalhos e conquistou o Campeonato Goiano na temporada passada. Pela Série A, soma 203 jogos, 65 vitórias, 53 empates e 85 derrotas, com aproveitamento de 40,7%.