O Barcelona anunciou, nesta segunda-feira (29 de setembro), a renovação do contrato do meio-campista Marc Bernal, de 18 anos, até 30 de junho de 2029. O clube fixou a multa rescisória em 500 milhões de euros, o equivalente a R$ 3,1 bilhões. A decisão consolida a aposta no jovem formado em La Masia.
A assinatura ocorreu na sede do clube, com a presença do presidente Joan Laporta, do vice Rafael Yuste e do diretor de futebol Deco. Revelado pelas categorias de base, Bernal estreou no profissional em 17 de agosto de 2024, contra o Valencia, no Mestalla. Ao todo, soma cinco jogos pelo time principal e uma assistência, além de integrar o elenco campeão espanhol na última temporada. O Barcelona lidera La Liga com 19 pontos, um a mais que o Real Madrid, e enfrenta o PSG nesta quarta-feira (01 de outubro), às 16 horas (horário de Brasília), no Estádio Olímpico Lluís Companys, pela fase de liga da Champions League.
Ao site oficial do clube, o meio-campista descreveu a emoção pela renovação.
“Hoje é o dia mais especial e feliz da minha vida. Se você me dissesse isso há dois anos, eu não acreditaria. Desde muito pequeno, todos os meninos sonham com isso. O meu sonho virou realidade.”
Bernal retomou os gramados após grave lesão no joelho esquerdo sofrida em 27 de agosto de 2024, contra o Rayo Vallecano, que exigiu cirurgia e o tirou do restante da temporada. Ele voltou em 14 de setembro de 2025, na goleada sobre o Valencia, quando entrou aos 36 do segundo tempo e deu a assistência para Robert Lewandowski marcar o sexto gol. Nesta temporada, somou apenas 10 minutos em oito jogos oficiais do Barcelona, com nova entrada nos acréscimos contra o Oviedo e sem atuar diante da Real Sociedad.
“Agora é ir passo a passo e vendo, porque acabo de voltar de uma lesão longa. Tudo é um processo, não há pressa. Tenho que pegar ritmo de jogar, mas estou muito agradecido ao clube pela confiança.”
Nas redes sociais do clube, Bernal também deixou um recado aos torcedores.
“Olá Culers! Estou muito feliz por renovar meu contrato com o clube da minha vida. Espero que siga por muitos anos. Um abraço a todos.”