Álvaro Barreal voltou ao protagonismo no Santos ao marcar no empate por 2 a 2 com o Red Bull Bragantino, no domingo (28 de setembro), pela 25ª rodada do Brasileirão, em Bragança Paulista. O argentino emendou a segunda titularidade consecutiva sob o comando de Juan Pablo Vojvoda.
O atacante tem contrato até dezembro e persegue a meta prevista para ser comprado em 31 de dezembro. O acordo prevê atuação em 65% dos jogos por 30 minutos ou mais. Nas duas últimas partidas, ele ficou em campo por 66 e 75 minutos. Ao todo, soma 23 jogos e seis gols na temporada. O valor de compra é de 4 milhões de dólares (R$ 24 milhões) junto ao Cincinnati, dos Estados Unidos.
A titularidade recente amplia a legião argentina no elenco. Escobar e Adonís Frías são titulares com Vojvoda, enquanto Benjamín Rollheiser e Lautaro Díaz completam o setor ofensivo.
Barreal encerrou um jejum de cinco partidas sem marcar. O último gol havia sido diante do Juventude, em agosto. No Santos, registra média de 0,26 gol por jogo, contra 0,05 no Cruzeiro em 2024, quando fez dois gols em 42 partidas. O desempenho atual é cinco vezes maior, com aumento de 200% no número de gols e crescimento de 420% na média por jogo. Com o sexto gol, igualou Neymar como terceiro maior artilheiro do clube na temporada.
Ele oferece polivalência, atuando pelas pontas ou mais recuado, aberto pelo meio. No passado recente, lidou com problema no tornozelo e encerrou 2024 com hérnia inguinal. Foi anunciado no início de fevereiro e estreou no fim daquele mês.
Após a partida, Barreal lamentou o resultado e avaliou a atuação coletiva. Ele também citou o impacto do gol para a confiança pessoal.
“A sensação de voltar a marcar é boa para pegar mais confiança, precisava disso individualmente. Mas a sensação no geral não é muito boa porque jogamos muito melhor do que eles. Merecíamos sair com os três pontos, mas agora é virar a chave e fazer melhor quarta-feira contra o Grêmio”.
O Santos chegou ao quarto jogo sem perder e fechou a rodada na 16ª colocação, com 27 pontos. O Bragantino está em nono, com 32. O próximo jogo é contra o Grêmio, na quarta-feira (01 de outubro), às 21h30 (horário de Brasília), na Vila Belmiro. Ainda não há nenhuma informação oficialmente confirmada.