O Fluminense quebrou um jejum desde 2022 ao vencer o Botafogo por 2 a 0, no domingo (28 de setembro). A vitória reacendeu a confiança dos torcedores e reposicionou o debate sobre a utilização do atacante John Kennedy. O próximo compromisso será contra o Sport, na Ilha do Retiro, na quarta-feira (01 de outubro).
Desde o retorno de empréstimo ao Pachuca, no meio de 2025, John Kennedy soma seis partidas e 142 minutos em campo, sem gols ou assistências. Ele foi titular uma vez, com quatro jogos e 101 minutos pelo Brasileirão e dois jogos e 41 minutos pela Sul-Americana.
Nas redes sociais e nos registros dos treinos, os torcedores pediram mais oportunidades ao camisa 9 revelado em Xerém. As mensagens foram direcionadas ao técnico Luis Zubeldía.
“Queremos JK no campo”, “JK cheio de vontade”, “Mostra teu valor JK”, “Treino com intensidade e sem mimimi, era isso que tava faltando”.
Depois do clássico, Zubeldía foi questionado sobre o atacante de 23 anos. O argentino avaliou o perfil do jogador e dividiu a responsabilidade pela evolução de John Kennedy.
“É um jogador interessante. Creio que é antagônico ao Cano e ao Everaldo, tem essa velocidade de 15 metros. Define bem, tem gol, como o Cano. Everaldo já é mais atacante de centro e pode trabalhar mais com a equipe em certas funções para ter mais opções de gol e poder completar. No caso do John Kennedy vamos seguir trabalhando com ele, o colocar bem física e mentalmente. Me disseram que ele estava bem, já passou a situação de sair de uma equipe, voltar e se readaptar”.
“Ele pode conseguir coisas muito interessantes com a equipe. Mas é 50% de nós e 50% dele. Isso em quase todos os jogadores. Não 80% para o treinador, não é assim. 50% eu e 50%. Mas tem de dar, de vontade, energia e treinamento. Creio que vai fazer. Hoje pelo jogo tinha que reter mais a bola, trabalhar em bola parada. Parecia que o melhor era o Everaldo. Não porque não queria ele, mas tenho consideração, o conheço, sei quem é”.
John Kennedy retornou pouco mais de seis meses após ser emprestado ao Pachuca. No México, marcou nove gols e deu uma assistência em 12 jogos, com cinco gols em quatro partidas.
A cria de Xerém é xodó da torcida desde o gol do título da Conmebol Libertadores de 2023 contra o Boca Juniors. No Fluminense, acumula 48 minutos como titular e 94 como reserva desde a volta.
O último gol de John Kennedy pelo clube foi na quarta-feira (29 de maio de 2024), na vitória por 3 a 2 sobre o Alianza Lima, pela Libertadores.