O São Paulo lida com novos desfalques na defesa. Nesta terça-feira (30 de setembro), Rafael Tolói fez exame de imagem e teve diagnosticada lesão na região posterior da coxa esquerda. Ele deixou o jogo contra o Ceará ainda no primeiro tempo, e Sabino entrou em seu lugar. O zagueiro, portanto, não viajará com a delegação para Fortaleza.
Hernán Crespo também não terá Ferraresi, outro jogador no departamento médico. Arboleda, suspenso por terceiro amarelo, é outra baixa. Dessa forma, restam apenas Alan Franco e Sabino como zagueiros disponíveis.
Além da defesa, no total, o São Paulo não terá nove atletas à disposição contra o Fortaleza. Além dos citados, desfalcam a equipe: Calleri (cirurgia no joelho esquerdo), Ryan (cirurgia no joelho esquerdo), André Silva (lesão no ligamento cruzado posterior e estiramento no ligamento cruzado anterior do joelho direito), Luan (lesão no adutor direito), Ferraresi (lesão no adutor esquerdo), Oscar (recondicionamento físico após fraturas em três vértebras lombares) e Marcos Antonio (desconforto no músculo reto femoral da perna direita).
Os desfalques, inclusive, podem obrigar Crespo a mudar o esquema. A tradicional linha de três zagueiros pode dar lugar a quatro defensores. Uma alternativa seria improvisar o volante Negrucci, e outra possibilidade é atuar com dois zagueiros e dois laterais.
Questionado sobre a possível mudança, Hernán Crespo comentou que não vê problema em atuar com linha de quatro, mas reforçou a preferência pelo 3-5-2 com o elenco atual.
“Para o sistema e as características que temos, os três zagueiros deram certo, mas podemos mudar. A gente perde um pouco de equilíbrio talvez, mas é um gosto pessoal. Com três a gente consegue jogar melhor com as características do elenco. Já joguei em outros países com linha de quatro e tudo bem, não há fórmula mágica. Depende do que temos e das condições dos atletas”.
Nesta terça-feira (30 de setembro), dois dias antes do confronto contra o Fortaleza, titulares realizaram trabalhos de mobilidade e força no CT da Barra Funda. Os demais foram a campo para circuito físico, finalizações e jogo em campo reduzido.
O Tricolor encerra a preparação na quarta-feira (01 de outubro) e embarca em voo fretado para Fortaleza. A equipe retorna na mesma noite. O time enfrenta o Fortaleza na quinta-feira (02 de outubro), às 19h30 (horário de Brasília), na Arena Castelão, pela 26ª rodada do Brasileiro.
Com 35 pontos, o clube ocupa a sétima posição. A equipe de Crespo vem de quatro derrotas seguidas: Santos e Ceará, além de duas para a LDU na Libertadores.