O Shakhtar Donetsk mantém a mira em Gabriel Mec, do Grêmio, e prepara nova investida pelo meia-atacante de 17 anos. Segundo a ESPN, o clube ucraniano trata a chegada como prioridade no mercado.
No último mês, o Grêmio recusou uma proposta do próprio Shakhtar pelo jogador, com montante que girava em torno de 15 milhões de euros.
A prioridade do Shakhtar é fechar a compra antes de uma eventual valorização do jovem. O plano considera o Mundial Sub-17, em novembro, no Qatar, como possível vitrine. A diretoria do clube da Ucrânia pretende formalizar nova oferta com cifras superiores às já apresentadas.
Ainda de acordo com a ESPN, Mec não está convencido de uma mudança para a Ucrânia e prefere atuar em um grande centro europeu. Inter, Arsenal e Borussia o monitoram, e outros europeus acompanham o desenvolvimento do jovem há alguns meses.
No ano passado, o Chelsea esteve perto de contratar o garoto, mas o acordo não saiu. As conversas avançaram, porém terminaram sem assinatura. A tentativa londrina ocorreu quando ele tinha 16 anos.
O contrato do atleta com o Grêmio vai até 2027 e prevê multa rescisória de 50 milhões de euros. Ele soma convocações para as categorias de base do Brasil, e assinou o primeiro contrato profissional em outubro passado.
Mec treina com o grupo principal e estreou no profissional em janeiro, pelo Gauchão. Nesta temporada, fez dois jogos no time de cima, e 16 pelo sub-20, contemplando a Copa São Paulo, o estadual e o Brasileirão da categoria.
O meia fraturou o tornozelo direito em março, passou por cirurgia e voltou em junho, no sub-20. Depois, reapareceu nas listas do grupo principal em agosto. Vale pontuar que ele só poderá sair do país após completar 18 anos.