Carlo Ancelotti divulgou, nesta quarta-feira (01 de outubro), a lista da Seleção para amistosos na Ásia, novamente sem Neymar. É a terceira convocação consecutiva sem o atacante do Santos.
Neymar retornou ao Santos em 31 de janeiro e soma 23 partidas, com sete gols e três assistências nesta segunda passagem. Ele sofreu três lesões na coxa em 2025, e a mais recente ocorreu em treino no dia 18 de setembro; Exames apontaram lesão no músculo reto femoral da coxa direita, motivo que o deixou novamente fora da lista de Ancelotti.
Questionado anteriormente sobre o retorno à Seleção, Neymar afirmou que não precisava provar nada para ninguém.
Maior artilheiro da Seleção, Neymar não joga pela Amarelinha desde 17 de outubro de 2024, quando torceu gravemente o joelho esquerdo na derrota para o Uruguai, em Montevidéu. Ele soma 128 jogos, 79 gols e 57 assistências pelo Brasil, além dos títulos da Copa das Confederações de 2013 e do ouro olímpico de 2016.
O Brasil enfrenta a Coreia do Sul na sexta-feira (10 de outubro), às 8 horas (horário de Brasília), em Seul, e o Japão na terça-feira (14 de outubro), às 7h30 (horário de Brasília), em Tóquio.
Segundo a CBF, os jogos integram o planejamento do Departamento de Seleções para encarar diferentes escolas de futebol na preparação para a Copa do Mundo de 2026.
Desde maio, Ancelotti soma quatro partidas no comando: duas vitórias, um empate e uma derrota. A equipe marcou quatro gols e sofreu um. De acordo com o treinador, a convocação priorizou atletas que atuam no futebol europeu, por causa da logística de viagem.
“Por se tratar de uma viagem bastante longa, boa parte dos atletas chega no dia 6. Permaneceremos na Coreia do Sul até o domingo de manhã. À tarde, pegamos nosso voo para o Japão”.
A lista tem 26 nomes, com Bento, Ederson e Hugo Souza entre os goleiros; Eder Militão e Gabriel Magalhães na zaga; Bruno Guimarães e Casemiro no meio; e Vinicius Junior, Rodrygo, Richarlison e Gabriel Martinelli no ataque.